O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

PAPAS E SUAS ORIGENS



      Há Muita desinformação entre as pessoas no que tange às origens dos papas, mui especialmente por parte dos católicos que deveriam melhor conhece a história da sua principal instituição.
      A Itália, talvez por ser berço do Vaticano II, é o que apresenta maior número de papas, a seguir e pela ordem, origem dos mesmos.
       Itália produziu 238 papas; a França, 18 papas; Alemanha, 08; a Síria, 07.a Espanha, 06; o Egito 02, outros papas ainda da África 02; a Iugoslávia 02; a Polônia 01; Portugal, 01; Inglaterra 01; desconhecido 01. A lista ora apresentada diz respeito aos chamados papas legítimos e os chamados antipapas.
       Muitos desses papas foram mortos até antes mesmo da investidura, a despeito de Estevão II que morreu 4 dias antes da sagração, sendo muitas vezes preterido por Roma que o desconsidera papa, não o contabilizando. Já Urbano VII pontificou apenas 12 dias; Bonifácio VI pontificou apenas 15 dias; Celestino IV reinou apenas 16 dias e João Paulo I reinou apenas 33 dias.
       Suas mortes são cercadas de muito mistério, sendo comuns especulações de que foram assassinados por cardeais e complôs de influência dento do papado e do Vaticano.
        Fica esclarecido que nunca, jamais existiu um papa chamado Simão que vem a ser o mesmo Pedro, então apóstolo do Senhor Jesus Cristo. Para o catolicismo seu papado se deu entre os anos de 33 a 64 a. D. sendo uma inverdade, uma vez que nem a  igreja católica, nem o catolicismo, nem o papado, existiam nessa época. Para se ter uma idéia a Igreja Católica Apostólica Romana só apareceu, ou foi fundada no ano 302. A. D. sob o imperador Constantino que o fez mediante decreto que instituía e criava a religião católica. Imaginemos uma igreja criada por decreto! Daí ter herdado todas as práticas contrárias aos Evangelhos, porque apenas substituía o culto idolátrico e pagão do império romano. Inclusive na sua organização.
       Igualmente, fica esclarecido que a palavra papa não é encontrada jamais nas páginas da bíblia, e sim, a palavra pastor e bispo.
       Com tas esclarecimentos esperamos que as pessoas pesquisem e adquiram maiores esclarecimentos e mais conhecimentos para que evitem  de serem e continuarem enganadas.
        E estamos conversados por hoje.
Max B. Cirne é historiador pela PUC-Rio e Formado em Direito pela UFBa sendo detentor de outros títulos.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário