O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

“NADA A PERDER”



       Antigamente se dizia que era a “coqueluche do momento”. A expressão está surrada e fora de moda, porém todos podem compreender que está absolutamente nos píncaros da glória e do reconhecimento, o lançamento do livro “Nada a perder” do bispo Edir Macedo, o fundador e papa da Igreja Universal do Reino de Deus.
        Não tive a oportunidade de ler o livro para poder aquilatar seus dotes e sua densidade, conteúdo e o que quer transmitir. Se for a surrada e amarela vida do senhor Edir Macedo, confesso que não tem lá muito que dizer. Não interessa a ninguém. Se for para aspergir, como o papa da sua igreja, a sua crença, de fato não terá nada a acrescentar. Os dons literários ainda não podem ser considerados, muito menos julgados, eis que não tive a oportunidades de sentir o conteúdo e outras coisas que importam num livro. Sou profundo conhecedor e praticante da boa e sã religião  dos Evangelhos de Jesus. Estou vacinado. Sou um Batista de quatro costados.
       Não sei se podemos considerar um fenômeno literário, uma obra de algum obscuro do ponto de vista da escrita. Sabemos que o lançamento está sendo feito no mundo todo já que a IGREJA UNIVERSAL – é, de fato, uma multinacional milionária e que arrecada horrores em dinheiro e recruta milhares de ávidos seguidores. Vendendo as facilidades da vida cheia de riquezas, prometendo abençoar pedras, flores e objetos, ofertando banhos de sal e potes de óleos de Israel, e, bem como aspergindo porções de água do Rio Jordão sobre seus fieis, o senhor Edir Macedo e seus auxiliares prometem muito mais do que riquezas, - o próprio paraíso aqui na terra--, o senhor Edir Macedo consegue suplantar o lógico. Certamente para quem é dono de emissoras de televisão dentro e fora do país, não é tarefa difícil vender um produto, ainda que direcionado como é o caso da igreja do senhor em apreço.
          Por enquanto estou renitente em comprar o livro. Temo ser um monte dessas baboseiras que alguns aproveitadores da fé e vendedores de ilusões costumam fazer. Oportunistas, inescrupulosos, espertalhões e enganadores da fé pública costumam transitar impunes nesse país desengraçado.
       Não é fenômeno, o lançamento, é, muito mais, um midiatismo de ocasião, porém, ainda não vi nem li, muito menos tive conhecimento de algum crítico de obra de arte, que o tenha lido, em especial de literatura, desenvolver algumas palavras sobre a obra.
       Não devemos, é certo, nos manter escudados no preconceito, mas devemos esperar para a leitura do livro do senhor em apreço. Papa da sua igreja, senhor todo plenipotenciário adquiriu e ganhou notoriedade, sabe lá Deus como, uma vez que Jesus nos Evangelhos não ensina as práticas do senhor bispo. Adorado pelos seus fieis seus pastores e obreiros tudo fazem para manterem a fama do seu mentor fundador.
      E quem disse que só a igreja católica possui seu papa?
      Enquanto espertalhões de todos os quilates varrem o mundo enganando os incautos, JESUS diz num dos Seus Evangelhos: “
“As aves do céu tem seus ninhos, as raposas possuem seus covis e o Filho do Homem não tem ao menos um travesseiro aonde possa recostar a sua cabeça” (Evangelho)
     Pense nessa verdade e não se deixe enganar!
26/02/2013

Um comentário:

  1. Sei que modismos vão e vem e sem dúvida o livro do Sr. Edir Macedo está sendo a sensação do momento. É fato e não podemos negar, hoje é o livro mais vendido no Brasil e no mundo. Seu teor ainda não sei. Provavelmente deve falar de como a Igreja Universal surgiu, o episódio da prisão de Edir Macedo e provavelmente sobre o crescimento da Igreja Universal.
    Ainda não li, sei que será uma Trilogia, ou seja, depois deste ainda haverá mais dois e possivelmente quem comprou o primeiro desejará querer os demais. Desta forma, prefiro ficar com a passagem de 1 Tessalonicenses 5:21 - "Examinai tudo. Retende o bem."
    Ainda não li, se houver oportunidade lerei pelo menos o primeiro. Depois poderei fazer uma crítica mais fundamentada.

    ResponderExcluir