O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PAPA E SIGNIFICADOS



       A palavra papa vem do latim e significa “pai” sendo que, nos primórdios da fundação da igreja católica era uma saudação usada por bispos e abades. Só mais tarde o papa se apropriou do termo, usando-o com exclusividade, monopolizando significados junto a outros que inventou para exaltar a sua figura.
          Outro termo que também tem origem no papado é o de “Vicarius Christi” que surge a partir do papa Gregório VII, e, pretensamente apresenta o papa como sendo o Único representante de Cristo na Terra, ou até mesmo o próprio Cristo na terra. Segundo o catolicismo só o papa pode e representa verdadeiramente Cristo, numa tentativa de abolir o direito aberto e expresso, pelo sofrimento de Cristo que morreu por todos os homens, para que todos os homens possam se chegar ao Trono de Deus por i mesmo, conforme diz a Bíblia. Jesus transformou o homem em sacerdote de si mesmo e, por tal aboliu o sacerdócio pelo qual, somente através dele (sacerdote) os homens podiam chegar a Cristo.
         Para o catolicismo não pode haver salvação fora do catolicismo. É ao contrário da Bíblia que afirma que somente através de Jesus é que somos salvos. A igreja católica se arvora em dizer quem está salvo ou não. Inventou até outro mediador entre Deus e os homens – Maria. Abolindo a pessoa e Jesus como Único Salvador. Aliás, para o catolicismo Maria é a mãe do próprio Deus. Deus que possui mãe á apenas um deus finito e fajuto. Não o El Shaday
         Que a megalomania dos papas através da história fez com que se acrescentassem idolatrias após idolatrias como a que existe no Vaticano representado por um obelisco plantado na Praça de São Pedro, um símbolo de culto da antiga religião egípcia em Hierópolis que foi trazida do Egito pelo imperador Calígula que inicialmente ficava posicionado em sua arena e o papa mandou gravar a inscrição Christus vincit, Christus regnat, Chistus imperat” cujo significado é: “Cristo vence, Cristo reina, Cristo impera”?
        O Vaticano foi fundado sobre o monte denominado Vaticanus em Roma um dos sete montes, sobre os quais foi fundada Roma. Ele era o local das arenas sanguinárias dos mais temidos césares romanos. A Bíblia no Livro do apocalipse denomina a igreja católica (o papado) de besta apocalíptica, mãe de todas as abominações da terra, Babilônia, a grande besta e que deu a beber da sua imoralidade a todos os reis e tronos da terra.
         Se prestarmos  atenção veremos que raros são os chefes de estado ou até mesmo de governo que não beijam a mão do papa, sendo muito comum os governantes comparecerem em Roma para o beija-mãos do papa. Mesmo quando se dizem ateus, caso entre nós de Fernando Henrique, lá esteve,  depois o senhor Lula e, finalmente, mas não a última, a senhora Dilma. Só Fidel contrariou a regra. Interpelou o papa, no seu próprio país, perguntando-o : “AFINAL, O QUE FAZ UM PAPA?”
       A palavra nepotismo vem do latim e significa: neto, descendente, sobrinho e foi empregada como favoritismo muito comum entre os papas do Renascimento. O nepotismo é invenção do catolicismo. Portanto, os católicos não deveriam se incomodar com o fato. É exercido particularmente pela igreja que eleva os sobrinhos dos papas, netos, filhos naturais ou parentes mais próximos a cargos altos na hierarquia eclesiástica assim como na vida laica.
       Antigamente os papas e padres se casavam. Depois, para que não houvesse divisão de heranças nem reclamações, e, para que a igreja ficasse cada vez, mas rica, foi criado o celibato com a proibição de se casarem, daí as amantes tão comuns nas vidas dos religiosos católicos, seja abertamente, seja em segredo. Afinal, quem vive sem a mulher e os prazeres da carne?
         As indulgencias na igreja católica existem até hoje e representam o abatimento que a igreja católica concede usando o nome de Deus e mediante a representação dos prelados para apagar pecados. Pelas indulgencias o católico paga determinadas quantias comprando o perdão de Deus. Se o católico é muito rico ou riquíssimo somente o papa pode lhe conceder contanto que seja alimentado o “tesouro da igreja  com os ganhos excedentes da igreja ou santo.
       Na história do catolicismo, se houve algum sentimento de cristianismo foi nas camadas mais simplórias da população. Entre os papas e cardeais, duvida-se, tenha tido qualquer deles imbuídos de Cristo.
         As informações aqui contidas podem ser encontradas facilmente  mediante criteriosa pesquisa ao alcance de qualquer.
Max Brandão Cirne é historiador formado pela PUC-Rio de Janeiro e Bel. Em Direito pela UFBa.
     
19/02/2013

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. - A igreja de Cristo é um legado deixado pela própria pessoa de Cristo que deu ao 1º Papa Pedro um legado e uma missão de conduzir a igreja deixada pelo divino mestre ( e também a autoridade para que tudo o que ligar na terra, que fosse ligado também no céu )... Está na Bíblia também o seguinte: Pedro tú és Pedra, e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja..., e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mateus 16.18)
    Nós gostamos dessa afirmação que Jesus fez depois da declaração de Pedro de que ele era “o Cristo, o filho do Deus vivo”. Nós também já ouvimos o que podemos concluir dessa afirmação:

    a) É Jesus quem edifica a igreja:

    Ele disse “eu edificarei”. Nenhum/a pastor/a ou líder carismático/a; capacitado/a ou talentoso/a pode edificar a Igreja. Às vezes ficamos impressionados/as com alguns/as líderes. Deveríamos ficar impressionados/as com Jesus. É ele quem edifica a Igreja.

    b) Jesus tem um projeto para a sua igreja:

    Ele disse que edificará a Igreja. A afirmação de Jesus está apontando para o futuro. Não é algo que aconteceu no passado. É algo que continua acontecendo. E continuará até a sua volta.


    c) A Igreja pertence a Jesus:

    Ele disse “a minha igreja”. Logo, se for minha ou sua, então não é igreja. Se for igreja, pertence a Jesus. Lembre-se de que foi Jesus que morreu pela igreja, não foi você ou eu!


    d) Jesus sempre protegerá a igreja:

    Jesus protege uma igreja não no sentido passivo, mas no sentido ativo. A igreja avança, e no poder de Jesus ataca as portas do inferno (as manifestações do mal), e as portas do inferno não prevalecem. Então nenhum/a de nós precisa ter medo de realizar o trabalho do Senhor. Ele cuida da sua igreja.

    Paz, oração e luz divina para você meu amigo em Cristo!...

    ResponderExcluir