O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

domingo, 4 de agosto de 2013

OS HOLANDESES NO BRASIL



         A história dos períodos em que os holandeses passaram pelo Brasil colonial, carece de explicações no campo da religiosidade, sobretudo visando equacionar uma questão que é  a de saber e assentar a causa da recusa e da sua expulsão.
          A primeira chamada Invasão holandesa ocorrida na Bahia teve pouca duração a dominação, eis que Portugal avidamente, por ser a colônia mais rica e importante  do império português, se voltou para expulsa-los da Bahia com o apoio das guerrilhas e dos ataques, em especial partidos das gentes que habitavam o Recôncavo.
          A invasão de Pernambuco teve maior duração e demoraram 24 anos, em especial assegurada a riqueza pelo Conde Mauricio d Nassau de formação protestante.
         Maurício além de comandante e governante sensível estimulou as artes e as ciências, incrementaram-se os engenhos de açúcar em número de mais de cem, emprestava dinheiro e garantia preços e comércio na Europa do principal produto da colônia.
        Na Bahia aonde as pessoas eram dissolutas, os hábitos grosseiros dos homens e das mulheres, a sensualidade e a prostituição encontradiças nas senhoras da Bahia e a condescendência dos maridos e pais, afrouxavam os laços da moralidade, ajudados por uma religião permissiva que foi o catolicismo.
         Interessante é notar-se que em Pernambuco a dominação holandesa foi feita por protestantes que passariam a conviver e a respeitar com a liberdade religiosa, sendo lá encontrados tanto o catolicismo implantado por jesuítas e capuchinhos, estes vindos com os franceses quando estiveram e ocuparam o Maranhão, além dos judeus com suas sinagogas e dos calvinistas.
          A filosofia da igreja católica permissiva sabia e até condescendia com os portugueses que viviam em estado de amancebamento com as índias, e, na mais negra espiritualidade sem contar a carnalidade em concubinato crasso com as índias sem contar que os portugueses, sob a égide da dominação católica se transformaram, com o tempo, em canibais adquirindo os hábitos dos indígenas aqui radicados.
          Mauricio e a Companhia das Índias Ocidentais foram um divisor pregando e ensinado as Escrituras Sagradas baseado numa moral aceitável diferentemente do catolicismo onde o amancebamento e as relações promíscuas se compactavam e eram aceitas mediante o pagamento de óbolos e ajudas à igreja que as pessoas davam, comprando, em verdade, consciências e silenciando doutrinas frouxas.
          Os males da expulsão e da refutação religiosa até hoje parecem indicar a situação de pouca aceitação do evangelho pelos nordestinos, o aumento da superstição e da bruxaria conforme se verifica cuja prática se assentava numa liberdade religiosa que o sul preferiu não aceitar, abraçando massivamente o protestantismo, embora ali o catolicismo tenha chegado primeiro.
WWW.ursosollitario.blogspot.com

Um comentário:

  1. Peço desculpas pelo texto bastante truncado. Parece que estou sob ameaça de vírus tamanha a repetição de palavras e textos. Peço desculpas pelo português ruim.O Autor

    ResponderExcluir