O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

GERONTOFOBIA



       Nessa minha vidinha de aposentado desocupado, mantenho uma rotina saudável que é a de permanecer longos períodos crescendo a barriga, deitado na minha cama preguiçosamente. Assim, permaneço boa parte da manhã assistindo televisão.
       Durmo diariamente entre 2 e 3 horas da manhã e acordo, invariavelmente, às 6;00 da manhã, vou logo ligando o controle da televisão. Vidinha boa essa minha. Entre 9 e 10 horas vou até o centro da cidade, revejo alguns amigos, fico jogando conversa fora e coçando o que tem de ser coçado, retornando entre 12 e 13 horas.
          Como é assombrosa a quantidade de produtos de beleza e remédios, que prometem a cura da velhice, rostos e caras como se fossem novos, a cura da impotência, e, inclusive, trazer a juventude de volta. A quantidade de médicos e profissionais oferecendo seus serviços e as mentiras que pregam nesses displicentes e aborrecidos velhotes e velhotas! Enquanto isso, o Ministério da Saúde criminosamente e omniosamente calado a assistir e a permitir esse festival de gananciosos e aproveitadores.
         O poder capitalista avança sem pudores se aproveitando da ignorância e da tolice desses velhinhos desavisados e provocantemente enganados e vaidosos.
         Na parte da tarde reservo para leituras diversificadas. A noite tome-lhe televisão. Pois é, vida de aposentado e só essa “mercadoria” mesmo e, nem tentem me convencer que não deixo a cama atrás de inúteis exercícios físicos.
        Na verdade gosto e admiro mesmo as tartarugas e os cágados que vivem quase trezentos anos, sem nunca terem pisado numa esteira, ou o elefante que vive mais de cem anos e jamais pagou um mês de academia nem teve um Personal Training. Vidão.
         Assim ocioso malbaratado para alguns, felizardo para outros, vejo a fobia (verdadeiro ódio) que as pessoas estão criando em torno da velhice ora apresentada como coisa feia e vergonhosa, a enxurrada de produtos de beleza, a multiplicação das academias, os sofisticados tratamentos de beleza e a industrialização crescente de produtos de beleza, estando o Brasil a desfrutar o 2º lugar no mundo com o lucro em cosméticos e outros da indústria da beleza.
          Existe no país muito mais médicos cirurgiões plásticos a retirar papadas e excessos, a retirar manchas de pele típicas e próprias da velhice, a retirar banhas e pelancas, do que médicos do SUS para atender às populações, pelo que aproveitam essa industrialização e esse ódio que se criou em torno da velhice, a ponto de sermos condenados por nossas banhas, pelancas e rugas acentuadas, chegando a sentir vergonha de serem velhos.
          O errado, na verdade, são os velhos e velhas deslavados que ficam a se entregar a essas academias, a esses tratamentos a empurrar a velhice quando apenas conseguem maquiar e macaquear seus velhos e enrugados corpos em busca de uma vida digna e de ocioso, aproveitando o tempo que lhes resta sem perder a dignidade. Velhotas e velhotes em despudorados trajes com roupas colantes a desfilar bundas e pernas dobradas e esguias, sem músculos e sem tônus. Poupe seus fôlegos e não gastem energias necessárias em inúteis e descabidos exercícios físicos. É mentira que exercício físico prolonga a vida. Quantos atletas você conhece que tenha chegado aos 70 ou 80 anos?
          Sou um velho gozador. 67 aninhos vividos em busca de uma terceira companheira, mas, não desesperado, cabelos absolutamente brancos, ainda fazendo um bom sexo, piloto uma máquina de 400 cilindradas, nunca sofri acidente, desafio a vida e a morte nas estradas e, não temo a morte nem assombração da velhice, leio a bíblia e oro todos os dias, agradeço a Deus minha bela vida, pois sei que ela é a minha mais querida e constante amiga. Ia esquecendo. Não tomo uma só gota de remédio. Remédio foi feito para matar. Como gordura de todo tipo em feijoadas que não desperdiço, feitas em nossa casa. Sou um belo avô babão, desses de caducar com a netaria linda e agradecido a Deus por eles todos.
          Salve seu velhinho desse “mico”. Ajude o infeliz a viver dignamente velho com a velhice. (rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs).
         Viver é uma arte!
WWW.ursosollitario.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário