O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

ITIÚBA E A CRIAÇÃO DE BOVINOS



          O golpe militar de 1964 foi prejudicial em todos os campos, ainda que os ditadores tenham feito de tudo para alardear falsos progressos. Não vamos aqui nos referir ao fiasco da transamazônica nem do propalado “milagre econômico”, muito menos a ladroagem dos militares e seus comparsas que golpearam o Brasil. Relembrando sempre que não foram somente os “milicos”, mas, muito lambe botas se abrigou sob o manto da corrupção e do crime da ditadura.
          Mas desejo reportar-me a questão da criação do gado bovino, em especial da raça nelore que os milicos desinformados tentaram introduzir em meio à caatinga., O nordeste foi ocupado por fazendeiros de “final de semana”, as autoridades secundados pela justiça fajuta e serviçal titulou e retirou posseiros seculares das suas terras, expropriaram muitas éguas de terras e o Banco do Brasil e o do Nordeste escancararam suas portas e suas burras, para emprestar dinheiros escancaradamente subsidiados pelo povo brasileiro, a preço de banana para que fazendeiro neófitos e de finais de semana começassem a comprar terras a preço de banana, colocar dois fios de arame e criar gado nelore.
         Lembro-me que em Itiúba, parte do nordestão da Bahia e do Brasil, fazendas surgiram do nada, nelores eram contados aos milhares e fazendeiros fajutos que não saiam a diferença de um boi de uma vaca, adquiriram e compraram terras depois de invadirem dos pobres, cercando-as e se apropriando com as bênçãos da “redentora” de mentira.
          O lugar dos porcos e dos bodes e ovelhas de dia para a noite passou  a ser ocupado por nelores que não se adaptaram, pela ausência de condições, nas terras semiáridas, aumentando a fome e a miséria entre os caatingueiros até se revelar o verdadeiro fiasco. Quanto aos fazendeiros não resistiram, pois lhes tiraram os subsídios e a emprestança de dinheiros que jamais os bancos receberam de volta, mesmo a juros infames contra a economia do Brasil. Os pseudos fazendeiros se recolheram aos seus lugares e origem. Gente que não conhecia nem uma enxada nem sabia distinguir de uma picareta.
        Qualquer pobrezinho antes da ditadura vivia e sobrevivia muito bem com a criação intensiva e extensiva de bodes e cabras, animais completamente adaptados á realidade dos sertões e do clima. Desapareceram porque os novos fazendeiros passaram a aplicar uma famigerada e costumeira lei chamada de “lei do pé alto” que consistia em colocar dois ou três fios de arame com estacas espaçadas entre dez e vinte metros uma da outra e assi, proibiam os animais pequenos como porcos e galinhas, além de bodes e ovelhas pastarem onde secularmente pastaram e ajudaram na sobrevivência.
         Os onagros e incompetentes ditadores com seus beneficiários e apadrinhados ordenavam a matança de todos os animais que eram criados à solta, livremente, em regime sem pasto que vigorava secularmente nos sertões. O pobrezinho do criador passou a desfazer-se das suas criações, pois eram mortas inapelavelmente, para que não comessem o capim brachiara das fazendas de papel que se inventaram nos sertões.
        Que temos hoje?
        Pessoas vivendo das esmolas do poder central, através de fome zero e outros expedientes que apenas mascaram a situação de penúria infâmia e miséria em que vivem as populações.
          Delfim e os militares enriqueceram, o FMI engordou suas contas pagando aos militares e ao famoso Delfim, ministro da desordem moral e institucional, comissões para que o Brasil se endividasse. O relatório do Coronel Saraiva apurou essas verdades, mas ninguém nunca despejou saber nem os militares deixaram que o povo soubesse.
       Coisas do Brasil.
WWW.ursosollitario.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário