O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

HUMBERTO PINTO DE CAVALHO - (BERTINHO)



        É um cara muito legal. Hoje, já deve ter lá uns sessenta e   tantos, que não é da nossa conta, muito menos Ada minha. Não é nem da sua, nem da minha conta saber a idade nem dele nem do sujeito, deixando a curiosidade da sua nem da minha conta. Já escrevi aqui sobre “seo” Jovem, que foi seu pai, digo, do Bertinho e outros, e, sobre sua trajetória como ministro da Fazenda.
        Papai comprava as revistas que ele, o Bertinho, fazia trazer de Salvador e ele as representava em Itiúba. Todo Sábado, lá estavam as revistas. O Cruzeiro, Manchete, se bem que me lembro. Papai me entregava as revistas. Eu as lia, primeiro, depois, comentava com papai, mas, papai as lia, depois  sim. Se não fosse o Bertinho, como eu teria aprendido a ler essas revistas?
           Hoje, O Bertinho é um rico e próspero fazendeiro. Ele cria jumentos de pelagens especiais, e, cada um custa, no mínimo, uns duzentos mil real. (É assim mesmo que se escreve. Não existe plural para real).
          Fique sabendo que, para você chegar até a fazendo do Bertinho terá de ultrapassar uns três cabras com bacamartes que ele não é tolo de dar sopa para visitantes desconhecidos. Precisa marcar na sua agenda!
          O Bertinho foi dono do cinema de Itiúba, ponto central do início da minha pouca cultura. Bertinho nos viciou a cada domingo e cada sábado a comparecer ao seu cinema.
          Hoje,o sujeito vive lá pelos lados de Covas, distrito de Itiúba, na sua fazenda, aonde cria seus muares, muitas vacas e  bois de alto “pedigree” ,não quer  saber de mais nada desta vida, com sua bela esposa com quem vive em eterna lua de mel. Come muitos pitus pescados no Rio de Covas que outro não e, senão, o Itapicuru Açu. Vive a palitar os dentes, despreocupadamente. O homem é um aposentado e um marajá. De vez em quando ele resolve visitar a cidade de Itiúba, mas não se preocupa com esses caras que lhe encheram, no passado, a paciência, sendo eu um deles..
         É um cara que criou um sítio (site) sobre a cidade, que é tratado pelo grande Huguinho e o Fernando que são seus irmãos.
         E viva o Bertinho de Itiúba e do nosso cinema parecido com o “paradiso”, só que,  infinitamente superior.
WWW.ursosollitario.blogspot.com

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário