O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

sábado, 27 de julho de 2013

SAMARITANOS


    Davi ao morrer legou ao seu filho Salomão um dos maiores impérios então existentes na terra, alcançando desde o norte do Egito até as terras que faziam parte da Mesopotâmia, ao norte da Palestina Antiga propriamente dita, incluindo a Síria toda.

     Com a morte de Salomão o Império imenso, coube, por herança, aos seus dois filhos de nome Reobõao e Jeroboão. Desavenças e disputas provocaram muitas guerras civis envolvendo os povos que compunham o Reino Unido daí surgindo uma campanha de separatismo culminando com a divisão do até então poderoso império em dois, sendo dez tribos do Norte que passou  a se chamar de Israel e duas tribos ao Sul que passou a ser o Reino do Sul mais conhecido como Reino de Judá.

     O motivo das guerras foi a adoração de uma imagem de escultura. As tribos do norte fizeram uma imagem de um bezerro de ouro que adoravam, carregavam-no em procissão, acendiam lamparinas queimando óleo e prestavam cultos de adoração, pelo que colocaram a imagem do bezerro sobre um monte, fundaram dedicaram um templo a abominação, na capital que passo a ser a cidade de Samaria.

     As duas tribos do Sul que formavam o Reino de Judá permaneceu fiel a Deus e o culto continuou a ser prestado unicamente ao Senhor no templo de Jerusalém que continuou sendo a capital. Com o tempo a tribo de Simeão que era a menor e mais enfraquecida, desapareceu da face da terra motivada pelos ataques dos beduínos, saídos dos desertos e da região Pétrea. Judá continuou firme e fiel ao Senhor.

     O “CISMA” nome pelo qual ficou conhecida a separação das tribos, enfraqueceu sobremaneira os povos irmãos, outrora orgulhoso e unido chamando a atenção dos Assírios, então poderoso império que invadiu o norte da Canaã Antiga.

     Para colonizar e enfraquecer o Norte os assírios traziam pessoas de todas as condições sociais, como cegos, sifilíticos, leprosos, coxos, aleijados, etc., portadores das mais sérias enfermidades e doenças colocando-as para habitarem na Samaria e no antigo Reino do Norte daí a mistura de todas as doenças causando doenças transmissíveis. Visavam os assírios a destruição da integridade física e moral além de espiritual dos judeus que ficaram e foram obrigados a se misturarem com os que eram trazidos dando o que os próprios judeus consideravam povo imundo. Em consequências os samaritanos atravessaram a história como sendo o povo mais imundo e sem Deus, sem crenças e com enfermidades terríveis, provocando a repulsa em todos os povos da antiguidade, sendo rejeitados pelos de Judá em especial e odiados até a medula.

     A humildade dos samaritanos, e, o evento da mulher diante de Jesus reflete muito mais a dor e o desprezo com que eram olhados.

WWW.ursosollitario.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário