O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

ITIÚBA E A CULTURA QUE NÃO VINGOU.



    Pouca gente, em aqui falando, se ler, certamente não dará credibilidade ao escrito, muito menos ao escrevinhador o que revelará. Quando se fala em cultura devemos estabelecer a dicotomia que dela se faz, dividindo-a em cultura no sentido das práticas de cidades e comunidades e cultura no sentido acadêmico, portanto, nas suas diversas acepções.
     E aqui quero e desejo exatamente fazer referencia à cultura acadêmica, dizendo que o primeiro Teatro que adentrei em vida, foi lá, exatamente lá, na velha, distante e esquecida Itiúba dos nossos tempos. Não me recordo de muita coisa, pois era garoto, mas tenho recordação das suas paredes azuis, e, luxo dos luxos, o teatro se compunha  de galeria,e, tenho a lembrança até de uma certa senhora que era atriz amadora, falecida muito recentemente.
    Recordo-me que as funções eram levadas a efeito durante os sábados. No tempo, salvo engano e recordação, não existia, ainda, o Cinema do Bertinho que ficava na Rua principal em prédio alugado ao senhor João Simões vendedor de pães, famoso por sua sovinice e pão-duro, parece-me que tio do nosso amigo e falecido Valmir Simões e que, recentemente nos deixou para viver em outro mundo, e dele, do seu tio, se dizia um pão-duro de assombrar até defunto.
   Pois é, em Itiúba assistíamos a teatro fino e não era essa coisa estilizada e pedante além de boçal, para não falar elitizada e distanciada do povo e que, além do mais obriga as pessoas a lerem críticas, a se certificarem dos amigos se vale a pena realmente comparecer para assistir a certas peças de gostos terríveis e duvidosas.
     Crescemos vendo o belo teatro que então se praticava e era barato, porém muito instrutivo. Parece que a vida cultural e acadêmica está se findando nos sertões. Que pena!
www.ursosollitario.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário