O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

OS DOIS JOÕES DE ITIÚBA


     Um deles tinha por sobrenome Leite. Era chamado de João do Leite. Seu pai era um negro retinto como a cor da mais profunda noite, de família muito boa e educada. Conheci o seu pai bem velhinho. Família muito decente e de aceitação na sociedade local.

     O outro, também João, mas de sobrenome “do Rio”. Não sei se mero apelido dado por imitação a um João do Rio que foi excelente cronista da vida do Rio de janeiro. Este João do Rio de Itiúba era um senhor branco de cabelos escorridos, charuto mordido e amassado pendendo dia e noite da boca, andando com dificuldades e comprando e revendendo ovos e galinhas caipiras, morava com o seu filho único, de nome-Armando do João do Rio-ao que se saiba, num casarão da Rua da Estação. Dizia-se que seu pai, João do Rio, fora no passado, um homem de muitas posses e riquezas que foram esbanjadas com a mulherada da vida. Mulheres! Sempre as mulheres!

     O Armando do João do Rio vez ou outra desaparecia de Itiúba e se escafedia ao que se sabia, para a capital do Salvador. Cabo de alguns meses retornava sempre vestindo um impecável terno branco e sapatos igualmente brancos e limpos. Afundava na cachaçaria e vivia largado pelas ruas da cidade e nos becos das mariposas da vida de todos nós em certo tempo da vida. Não trabalhava. Era o mais total “bom vivant” devendo a existência às esmolas e ajuda das pessoas. Não namorava, pois as moças da cidade o reputavam indigno. Não tomava banho. Não tirava a roupa enquanto durasse e acabasse em farrapos, e vivia sempre as turras com o seu velho pai, ao total abandono social e moral.

     Armando Rios hoje é um espectro desaparecido que passou pela vida boemia e irresponsável, provavelmente falecido em algum beco da existência, desaparecendo na dobra da esquina que não espera passagem para os mortais que seguem por ela.

    O João do leite desapareceu depois de cortar o pescoço de um homem com uma navalhada, quase o degolando, chamado Dazo ou Dazio, não se conhece a grafia correta, e desapareceu possivelmente internado em algum manicômio de Salvador.

     Dois destinos selados pela cachaça.

WWW.ursosollitario.blogspot.com

 

Um comentário:

  1. Correção.O nome da pessoa que teve o pescoço cortado é Brás e ainda vive em Itiúba. O João filho do Leite, desapareceu nas dobras do tempo.

    ResponderExcluir