O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

terça-feira, 9 de julho de 2013

RISQUE DA HISTÓRIA. TUDO É MENTIRA



     A morte do garoto Brayan assassinado covardemente por um bandidinho desses da impunidade brasileira com um tiro na cabecinha, revelou, também, através de certa emissora que fez a cobertura do seu sepultamento na Bolívia, a miséria dos seus familiares e o ancestralidade de ignorância e de miséria em que aquele povo vive.
     Fomos ensinados nas escolas brasileiras e nas universidades a ver e enxergar nos povos chamado pré-colombianos verdadeiras culturas ricas e cheias de erudição, cuja infelicidade e catástrofe se abateram sobre todos eles após a chegada ao continente dos espanhóis e portugueses.
     Apague tudo isso da sua mente. È tudo mentira e invencionice. Aqui existiram apenas miseráveis e ignorantes aborígenes sem aquela pompa, sem aquelas cidades, sem aqueles ornamentos, sem nada que indique tenham experimentado luxo, fausto e riqueza.
     Teimo em dizer que os índios que na América viveram desde os Astecas no México até os outros povos que viveram e ainda vivem na América Central, a despeito do Peru, Colômbia, Bolívia e outros lugares, não passaram de miseráveis e insignificantes mendigos que os historiadores teimam em culpar os europeus terem matado e roubado suas riquezas e transportado para a Europa. Aqueles aquedutos, aquelas casas, aquelas produções, aquele artesanato, tudo é mero folclore. Nunca existiram. Os europeus não exterminaram com povo nenhum de cultura elevadíssima.
     Olhando para a miséria do México com seus milhões de mexicanos passando fome e vivendo do trafico de drogas, primos dos americanos de quem e para quem foram obrigados a cederem imenso território como o New Mexican, e, hoje com os olhos fitos nos EE. UU. da América do Norte que não os quer no seu território, tanto sendo verdade que construíram um imenso muro separatista, olhando ainda para os peruanos e os colombianos para não dizer bolivianos, a miséria é tão aguda que não se pode e nem ao menos se deve culpar os europeus sobre os infortúnios. Bolivianos quase não comem. Povo desdentado, nu, desempregado, ignorante sobrevivendo de esmolas, à caridade quase que pública, desafia a minha capacidade de interpretação para dizer que os espanhóis não podem ser culpabilizados do seu infortúnio. A história que deles foi escrita, certamente é mentirosa e falaciosa, pois, não seria possível que a riqueza fosse completamente levada para a Europa e nada tivesse restado. São sim, uns preguiçosos improdutivos que não se recompõem das vicissitudes esperando esmolas e caridades de bondosos e extravagantes colonizadores. São sim, os que estão desgraçando as sociedades mascando e triturando suas folhas de cocaína, transformando-a em pó que desgraçam famílias inteiras. São sim, uns comodistas que não trabalham e querem viver de restos minguados de uma história e de tempos que não retornam mais. Folclore apenas. Assemelha-se a nossa mentirosa história de que a arvora chamada pau-brasil abundava nas matas brasileiras e que os portugueses e outros a erradicaram por completo. Mentira. Como baianos muito poucos viram ou avistaram um pau-brasil. Mentira que o território era coberto de pau-brasil. Nunca foi.
     O mais acertado seria aceitar e reconhecer que abaixo da linha do Equador a depravação moral impregna esses povos, a ociosidade se agiganta e avança como praga reforçando a ideia de uma America latina infame e incapaz de se autogerir.
     Miséria mesmo só se aplica aos nossos índios que vivem nas beiradas de estradas, em especial os Guaranys do Mato Grosso do Sul cujas terras foram tomadas pelos brancos e seus juízes para serem doadas a juízes e desembargadores, parentes e deputados, governadores e senadores.
     Aí sim, campeia a miséria, mas foram verdadeiramente roubados e assaltados e as leis só protegem os ladrões brasileiros.
    Mas espanhóis e portugueses não empobreceram a ninguém. Vamos rever a história, senhores historiadores?
WWW.ursosollitario.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário