O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

PLENITUDE DOS TEMPOS (Gálatas 4:4)

     O versículo todo assim está enunciado no Capítulo 4, versículo 4 da Carta de Paulo aos Gálatas.:
“MAS, VINDO A PLENITUDE DOS TEMPOS, DEUS ENVIOU SEU FILHO, NASCIDO DE MULHER, NASCIDO SOB A LEI”.
     É possível que o texto seja muito conhecido pelos leitores da Bíblia e dos que aceitaram Jesus como o Senhor das suas vidas. Mas, também é muito possível que, mesmo aqueles que já conhecem e aceitaram a Jesus como seu Senhor, não tenham, ainda, o verdadeiro significado da proposição nele expressa, nem o alcance da sua verdadeira essência no que tange e toca às verdades divinas.
     Para sua compreensão é preciso fazer referencia aos impérios que existiram, fazendo referencia a alguns poucos, quando a humanidade se digladiava em guerras meramente de conquistas, retiravam-se depois de saquear cidades e países inteiros, além de causarem quase que a destruição das suas populações.
    O que é plenitude no significado bíblico? Primeiro temos de fazer referência ao domínio dos gregos sobre o mundo. O sonho de Filipe da Macedônia, incompleto, teve continuador na figura do seu filho Alexandre Magno que saindo da Grécia conquistou o mundo todo, sendo morto aos 33 anos de idade.
    Lembremo-nos que o grande Império Babilônico alcançou sua supremacia a partir do ano 595 a. C. até ser alcançado pela Pérsia em 535 a. C. quando Ciro conquistou e se apossou da Babilônia, permitindo a volta em paz dos judeus para a Palestina Antiga. Somente com a filosofia grega e sua ânsia de encontrar respostas às suas indagações humanas, conseguem deixar para todo o mundo o legado maior, a maior conquista grega, a nosso ver, a língua, era então falada no mais profundo grotão. O domínio grego sobre o mundo se desfez, após pouco mais de cem anos, após os generais de Alexandre, usando de complô, terem-no assassinado e ao seu único filho, promoveram a divisão do mundo em três impérios, porém, com as ideias de conhecimento e de apropriação das almas dos homens pelo belo e pelas respostas às suas indagações. A língua grega teve uma penetração tão fabulosa eu toda e qualquer pessoa, uma vez que em qualquer parte do mundo falava-se esse entendia o grego como se fosse sua própria língua materna.
     Segue-se o período de conquistas dos romanos, muito mais demorado, com cerca de 1.400 anos de duração. Interessante notar é que os atos oficiais da administração dos romanos eram feitos em língua grega. Embora o latim fosse a língua do mais eficiente dominador conhecido, os romanos, será preciso dizer que, o grego continuou sendo falado em todo o império, ou seja, o mundo.  Para que tenhamos uma mais clara ideia do que os romanos proporcionaram em termos de segurança, basta dizer que existiram províncias cuja segurança ficava entregue apenas a quatro ou dez soldados. Isto é incrível, mas dá uma medida exata do respeito e do temor que Roma infundiu nas populações e o rigor da aplicação das suas leis. Com os gregos os saberes se estenderam sobre o mundo com o ensino de uma língua que, mesmo na isolada Palestina Antiga teve de ceder o hebraico (Antiga Canaã), se falava e se cultuavam os saberes além dos esportes e conhecimentos eram oriundos da cultura helênica.
     Os romanos levaram a força da espada, e, o mais eficiente e temido exército, ao mundo. Conquistou e dominou províncias, estabeleceu um monumento fabuloso chamado “Lex Romanorum” e, qualquer cidadão habitante e natural das províncias que eram os países dominados pelos romanos, respeitava e obedecia, tornando-se todos os conquistados, cidadãos romanos. Isso não era pouca coisa. Basta dizer que as romarias que eram simples atos de as pessoas poderem se dirigir a Roma, eram garantidas porque todos possuíam a cidadania romana. A segurança dos viajantes se fazia com a garantia de bom termo, uma vez que o rigor terrível da lei romana condenava os assaltantes e ladrões, criminosos de todos os naipes, pelo seu rigor aplicado como a crucificação sem pestanejar. Assim, garantida a segurança, os viajantes se locomoviam por países provocando verdadeiros intercâmbios de conhecimento, comercial e cultural.
     Se todos eram cidadãos romanos e, se as fronteiras não existiam para eles, os saberes e os conhecimentos se faziam, a troca de informações e a garantia de uma língua falada em todo o império que se estendeu por quatro continentes, os romanos não se preocuparam nem tiverem a preocupação de mudar, garantindo a continuidade de uma língua mais falada e conhecida, o grego.
     Jehová Deus encontrou nessa fase a oportunidade de enviar Seu Filho Jesus Cristo. O mundo podia compreender a língua e o Novo Testamento seria ele todo escrito na língua que o mundo todo falava e se comunicava, difundindo, deste modo, a Sua Mensagem de paz e esperança para a humanidade.
     Isto é o que se entende e se pode compreender como PLENITUDE DOS TEMPOS, em que a riqueza e a prosperidade proporcionadas pelo Império Romano garantia abundância e segurança, além de estabilidade política,quando o mundo amadurecido e pacificado pelas armas dos romanos, asseguradas as condições e garantias, ainda que pela força,  pessoas podiam ouvir, ler e aprender numa língua que passou a ser universal, compreendendo e se apropriando, com segurança, dos ensinos de Jesus e das mensagens dadas e entregues por Ele e Seus seguidores.
www.ursosollitario.blogspot.com

Um comentário:

  1. Complementando como algo de grande importânci, temos a famosa "pax romanorum", ou seja, a paz garantida pelo império. Isto quer dizer que a observância e aplicação da lei romana assegurou, certamente, a paz que o mundo testemunhou. Respeito, de modo que ir e vir, o trasitar e o viajar se constituiram em imensas vantagens para assegurar e garantir ao mundo estabilidade econômica, religiosa e cultural.

    ResponderExcluir