O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

GUERRAS CIVIS NA HISTÓRIA DO BRASIL


     Sempre fui curioso no trato com a história brasileira. Parcial, ela não é ensinada nas escolas com o crivo da realidade, mas os historiadores não se sabem os motivos, sempre primaram pela discordância e a modificação e alteração sem contar com a infidelidade dos relatos. Acredito mesmo que tudo não passa de um infame complô para distorcer realidades e nos apresentar perante o mundo como um povo ordeiro e “sui generis” o que não é, em absoluto, verdade.

     É preciso que assentemos de uma vez por todas que nós somos um povo com poucos brios, muita violência no sangue, e, nada de dignidade na nossa história que é permeada de mentiras e de coisas que absolutamente não condizem com a realidade do dia a dia da nossa história, e que precisamos nos civilizar cada vez mais.

     Quando observamos a nossa história constatamos ser ela feita de hiatos, saltos e distancias, como quando ensinamos aos nossos estudantes que no Brasil não existiram nem ocorreram às chamadas “GUERRAS CIVIS”. Na verdade, tivemos muitas guerras civis que é o mesmo que chamar de guerras intestinas. Vemos os olhares negativos de outras nações, nomeamos-lhes as guerras, porém, temos o vezo de interpretar as nossas guerras civis como meros e ocasionais Movimentos Sediciosos.

     Não entendo como os cronistas podem chamar de “Praieira”, ou “Balaiada”, ou “Confederação do Equador”, “ou Revolta dos Alfaiates”, ou “Revolução de 1932”, a dos “Dezoito do Forte de Copacabana” ou “Intentona Comunista” como alguns apelidaram para mascarar as realidades,  a “Revolução Farroupilha” “ou Revolução de 1964”, ou “Revolta do Contestado”, sem esquecer a mais famigerada e fratricida delas, a “Guerra de Canudos”, de meros movimentos ao longo da nossa história negando-lhes os status de guerras civis.

     Creio que a posição dos nossos historiadores, por demais bairristas e jacobinistas para não dizer altamente tecnicistas, tem impedido de enxergarem obviedades, pelo que não costumam, na sua esmagadora maioria, atribuir que tivemos não simples e passageiros “Movimentos”, mas cruentas e fratricidas guerras civis, portanto guerras intestinas que mataram e destruíram muitas vidas e bens em disputas.

     Igualmente, será preciso reconhecer mais modernamente que o Brasil enfrenta outras guerras poderosas e mortais como a do trânsito em que matamos, com nossos bólidos sobre rodas, ficando na impunidade das nossas leis, mais de cinquenta mil pessoas nas ruas, anualmente, sem esquecermos as permanentes guerras que se desenvolvem a guisa de combate à marginalidade nas principais cidades como Rio, São Paulo e Salvador, para só ficarmos nessas três, sem esquecer outras cidades violentas como Goiânia e Belém.

     Vemos os “outros” e não aprendemos, ainda, a interpretar as nossas guerras quando diante dos países vizinhos e mais distantes não lhes negamos as existências de guerras civis.

     Está na hora dos historiadores deixarem esses pruridos e escreverem sobre as nossas guerras civis, abandonarem a ideia de que somos um povo pacifico e pacifista, que a violência nunca ocorreu como as que de fato macularam e maculam o nosso solo.

     O Brasil teve sim, e muitas guerras civis. Aliás, as mais perversas como todas as guerras e não simples movimentos passageiros ou movimentos simplistas reducionistas. Como explicar uma Revolução que matou mais de 800 brasileiros não ser uma guerra civil, como a de são Paulo, apelidada de “Revolução Constitucionalista”, ou como entender uma Revolta dos Farroupilhas que teve uma duração de mais de 10 anos não ser considerada guerra?

     Vamos mudar a linguagem da história e deixar de pruridos ufanistas?

     Com a palavra os historiadores.

WWW.ursosollitario.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário