O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

MANU O ARRANCADENTES.


     Quando criança lá nos sertões de Itiúba existia um sujeito apelidado de Manu e de todos, conhecido, vindo da Região do Umbuzeiro que se estabeleceu com uma sortida casa comercial no “Beco das Putas”.

     Manu tinha correlatamente a profissão de arrancador de dentes. As pessoas, na falta de um dentista regularmente e formado e estabelecido, nas horas de dores, procuravam o Manu que presto aplicava uma ou duas anestesias e, zás, arrancava o dente do sujeito.

     Na minha curiosidade de menino, fui ver muitas vezes, pois era feita a extração ao lado do balcão aonde vendia cereais e cachaça. Ali mesmo sem dó e sem piedade. Tenho uma irmã que chegou a arrancar um dente com ele. Ocorre que, até hoje ela fala do desastre, pois o Manu arrancou o dente errado e, portanto, são.

   Ficava na zona boêmia de Itiúba, apelidado de Beco do Quebra Faca. Por motivos óbvios é de ser entendida a razão do apelido da rua, não? Porém, durante o dia podia ser livremente transitado, pois, como se dizia antigamente, as “mariposas” precisavam descansar para a labuta de se entregar e dar prazer a noite aos frequentadores.

     Manu arrancou muitos dentes, menos os meus. Sempre tive excelente dentição que me acompanha até hoje aos 67 anos. Dizia-se que a razão era por eu ter consumido muito leite de vaca puro e sem batismo (água no leite).

     Manu sei, ainda está vivo e continua comerciante, dizem que o mais rico da cidade. Mas, não arranca mais dentes. Aposentou-se ou cansou das bocas.

WWW.ursosollitario.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário