O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

ANIVERSÁRIO DE SANTO ANTONIO DE JESUS-133 ANINHOS.



         Ainda me recordo como se fosse o “ontem” esquecido do hoje das nossas vidas. Recém-chegado na cidade, estava realizando uma audiência na Prefeitura, então local emprestado para funcionamento do fórum de justiça quando meia dúzia de pessoas adentrou ao recinto onde estávamos realizando a audiência e, após algumas palavras, fomos convidados a assinar uma Ata. ATA DO CENTENÁRIO.
         Era a ata do centenário da cidade. Eu fui convidado a assiná-la, privilégio que poucos naturais tiveram. Eu acabara de chegar da capital, onde morava, e, me instalara na cidade. Foi no ano de 1979. A cidade fechava, com sua bela história, 100 anos, e, foi no exato dia 29 de maio de 1979.
          Na cidade tive filhos, amores, alegrias, tristezas e decepções nesse misto inseparável do ser humano. Conquistei coisas e perdi coisas. Ajudei a fundar a universidade de hoje na qualidade de professor fundador e tive mais de 25 mil alunos aproximadamente, tendo passado por todos os colégios até então existentes. Hoje, aposentado do estado, posso calcular e fazer um balancete positivo para dizer à cidade escolhida, o quanto lhe sou grato, incluindo meus filhos. Calculei bem e mal e acabei por me apaixonar perdidamente por essa terra que escolhi, aqui já estando exatamente depois de 34 anos.
         De lá para cá a cidade cresceu e se desenvolveu, surgiram problemas de trânsito, de comércio, de abastecimento, de urbanização, mas sempre soube se manter naquele provincianismo característico das cidades brasileiras. Ainda é um bom lugar para se morar. Porém, suas ruas não foram planejadas para suportar o trânsito nem a movimentação de hoje.
         Pouco importa, pois, a festa não deve parar, e, nos seus 133 anos a bela e jovem se debruça altaneira e sobranceira sobre a Bahia e, com ela esse já quase septuagenário.
         Parabéns jovem e bela Santo Antonio de Jesus. Receba meu abraço afetuoso e apaixonado.
Max Brandão Cirne - Advogado e Historiador

Um comentário: