O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

13 de maio – dia da ingratidão ou da abolição?



         Antigamente cerca de uns trezentos anos atrás, eu e meus coleguinhas de escola Goes Calmon, em Itiúba, aprendíamos, nesse dia, que a Princesa Isabel, enquanto regente do Brasil tendo por motivo seu pai estar na Europa, assinou uma Lei que é a mais curta e eficiente, no dia 13 de maio de 1888, que dava liberdade aos negros escravos e abolia, para sempre, a escravidão no Brasil.
        Depois, como nós negros não somos chegados a uma boa história, mudaram a data que todos aprenderam a ter e até reverenciar com gratidão, inclusive a figura da Princesa, e passaram a comemorar, com outro nome, chamado de DIA DA CONSCIENCIA NEGRA que é o dia em que ZUMBI dos Palmares foi morto por um bandeirante chamado de Domingos Jorge Velho.
         Ocorre que esses movimentos politizados e aproveitadores da incivilidade dos negros assim como o descompromisso com a história, simplesmente passaram a pregar e a ensinar ódio contra a Princesa Isabel. Não quero discutir as condições em que a abolição definitiva se deu, porém queremos dizer que os negros comemoram um ZUMBI que a boa história nega a sua existência e até põe em cheque sua existência, não tendo, até o momento, provado que ele existiu, sendo certo que não passa de um mito para enganar os negros com história de que Zumbi foi um príncipe valoroso e valente guerreiro. Tudo mentirinha de conveniência.
        Nós negros gostamos de imitar o luxo dos ricos e queremos pensar que, todos os negros que foram trazidos da África se compunham de reis, príncipes e princesas. Gostamos de nos enganar, de verdade.
       Nós negros (ou afros, sob pena de sermos processados, mas este negro prefere ser chamado de negro mesmo), gostamos muito de nos enganar e sermos balançados ao sabor da brisa da ignorância e da Maria vai com as outras. A história não pode ser modificada por quem na contemporaneidade quer negar meios devidos, com razão, à Princesa Isabel. Bom seria que os movimentos negros, essas ONGs pseudo defensoras da negritude prestassem mais atenção para a politiquice que seus lideres fazem e cometem por baixo dos panos. A história é imutável e dela não se deve arredar o pé sob pena de banalizarmos a história dos próprios negros. Comemoro na qualidade de afro que sou, embora de pele clara, o dia 13 de maio, inclusive em oração de agradecimento, e falo e recordo em pequenas lições que se deve a abolição à Princesa ISABEL e que a Lei Áurea libertou os escravos no dia 13 de maio de 1888.
        E que se danem os negadores do óbvio.
WWW.ursosollitario.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário