O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O MUNDO, O BRASIL E O CATOLICISMO



            Todo mundo alardeia que o Brasil é um país laico. Muito gostam de acreditar nessa afirmação, embora destituída de verdade e significação prática. Na verdade, o Brasil é um país que se sustenta, sem disfarces sobre uma “religião oficiosa”, ou seja, embora o país não tenha uma igreja oficial, uma religião oficial, ela existe na prática e pode ser constatada facilmente a simples observação.
         Quando uma cidade começa a se esboçar, o que faz o catolicismo? Chega bem no centro da praça e constrói uma “matriz”. As autoridades costumam mandar “rezar missas” em agradecimento a isso ou aquilo e pagam com dinheiro dos impostos das pessoas. Constroem símbolos nos altos enquanto colocam nas salas das repartições públicas os mesmos símbolos em desrespeito a pessoas de credos diferenciados. O Brasil não é laico coisa alguma.
         Comecemos pelos feriados nacionais e religiosos. Num país sem religião oficial, feriados dedicados aos chamados “santos” da igreja católica, simplesmente não existem.Dia de Corpo de Cristo, Dia de NN. SS. Da Conceição, Dia da Ascensão, Dia de Padim Cícero, Dia de NN. SS. Aparecida sem contar os feriados municipais atribuídos a esse ou aquele “santo católico”.
           Por outro lado, reparem que católicos não pagam pelas reformas, pinturas ou obras de conservação dos seus templos como fazem os demais credos. Todos sabem que os templos católicos caem e se despedaçam quando as verbas do Patrimônio artístico e Nacional não chegam a tempo. Outra coisa que poucos prestam atenção, é que os templos católicos jamais terminam ou chegam ao final das suas construções e, são feitas com verbas públicas. Estados e municípios são “convidados” a contribuir sempre com a igreja católica. Os templos jamais terminam, as construções se constituindo em fontes de rendas indiretas para os padres e freiras que não trabalham nem exercem atividades remuneradas. Mas eles precisam comer. Vocês que pratica outro credo e até abomina o catolicismo está sujeito a sustentar o padroado.
        Outra coisa que poucos sabem é que o governo brasileiro paga regiamente e a peso de ouro as sucessivas vindas dos papas ao Brasil. Custam milhões retirados dos hospitais e escolas para sustentar o papa com seu luxo e fausto no Brasil. A igreja católica está muito preocupada com o crescimento das religiões ditas “protestantes” assim como outros credos. Para se ter uma idéia, os protestantes estão apresentando um crescimento, segundo o IBGE de cerca de 10 milhões a cada dez anos. Assim, o decantado maior país do mundo em católicos não pode mais ser atribuído ao Brasil. Já foi e não é mais. Por “exemplo um processo de canonização de um desses “santos brasileiros” custa entre 150 a 200 mil dólares”. Pode apostar que muitos católicos desconhecem que tudo é pago. O do Frei Galvão custou pouco. Somente 80 mil dólares. Existem freiras e padres que se encarregam no Brasil de arrecadar fundos para pagar ao Vaticano. Uma nota que católicos e outros poucos conhecem é que no papado de João Paulo II a igreja católica bateu o recorde da história em canonizar santos. Já pensou se homens tivessem o poder de transformar o céu em seu quintal e determinar quem é que pode ou não ser santo???
       Outrossim, os países aonde o catolicismo ainda possui alguma pouca credibilidade são exatamente aqueles com alto grau de analfabetismo e atraso, profundo e crônico enraizamento na pobreza e nas drogas como Bolívia e outros da América Latina e alguns da África. Claro que para sustentar o luxo e o desperdício. Na Europa o catolicismo é odiado e o papa hostilizado quando pretende visitar algum. Imagine que o Vaticano que se encrava na Europa, dificilmente o papa vai a um país da Europa. Os europeus abominam o catolicismo e o papismo. Por que será?Os crimes de pederastia e os milhões de crianças que foram violentadas por todo o mundo, por freiras e padres, e as pesadas multas que o Vaticano foi obrigado a pagar às famílias e instituições, tiraram, de vez, qualquer credibilidade do catolicismo como “religião” que cuida das almas e do evangelismo. Ademais, com o conhecimento da Bíblia proporcionado pela pregação dos protestantes e o acesso à Bíblia, demonstraram aos povos que o catolicismo não se ajusta aos ensinos da Bíblia e contraria frontalmente e abissalmente tudo o quanto está na Bíblia. Assim, a escolaridade tem sido apontada como fator de libertação das pessoas e ao crescimento da capacidade de opção e da livre escolha. Escolaridade, ou seja o fim do analfabetismo, determina, também, o fim da ignorância espiritual uma vez que as pessoas começam a ter acesso a Palavra do Senhor Jeová e assim passam a ter contato direto e puro com a Verdade do Evangelho Verdadeiro. Quem lê pode deduzir e interpretar enquanto o analfabeto é um cego que não consegue encontrar nem a porta do abrigo.
Campanha: Ajude a Justiça da Bahia a se descomplicar.
Max Brandão Cirne
04/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário