O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

COMPREENDENDO A HISTÓRIA



         A história não é de fácil interpretação. Embora o Natal de Cristo seja evocado nos dias 24 e 25 como véspera e dia propriamente, nada disso estão corretos. Trata-se de terrível engano e erro de um monge que não sabia história, muito menos, matemática. Deve como já o tenho afirmado, na ignorância dele e dos seus pares, gazeteado as aulas que nunca foi.
       Para começo de conversa, Jesus nasceu provavelmente e certamente, no ano 4 a. C. Difícil entender, já que a significa antes e C. Cristo. Pois bem as provas de que Jesus nasceu no ano 4 é a existência de C. Sêntio Saturnino, legado da Síria (3 a.C.) por P. Quintilio Varo com quem se associou P. Suplício Quirino. Indo um pouco mais longe, é bom sabermos que Roma se apropriou da síria no ano 65. a. C. por Pompeu.
          Outra questão muito difícil para os ocidentais, é que o ano judaico tinha começo com o mês  de abibe ou nisã que corresponde ao nosso mês de abril no calendário gregoriano, seguindo-se zive ou ijar, sivã, tamus, abe, elui, etanim ou tisti, bul ou marchevã, quisleu, tebete, sebate e adar. Assim terminava o ano no que corresponde no nosso calendário ao mês de março.
          E bom discernirmos que o chamado Calendário Gregoriano teve dois meses acrescentados em homenagem a dois imperadores romanos na figura de Augustus, dando o mês de agosto e, o mês de Julho que foi tomado para homenagear a Julio César.
         Somente no século VI d. C. (depois de Cristo), o monge ignorante Dionísio Exíguo (pequeno) que era monge romano determinou que a data do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo fosse no ano de 753 A.U.C. que denomina anno urbis conditar. Já está mais que provado que essa data não é e nunca foi a do nascimento de Cristo Jesus, como prova o Evangelho de Mateus que afirma que o nascimento se deu antes da morte de Herodes, o Grande que ocorreu na primavera de 750 A.U.C. Desse modo o nascimento do Rei do mundo aconteceu provavelmente e certamente, no ano 749 A.U.C., ou seja, no ano 5 a 4. Portanto, comemorar no dia 25 de dezembro o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, não encontra nenhum paradigma digno de veracidade, sendo falso e sem consistência a comemoração no dia 25 como faz a chamada cristandade. O erro deve-se ao calendário encomendado pelo papa Gregório, que vige no ocidente conhecido por Calendário Gregoriano.
          O que mais se estranha é que os verdadeiros seguidores de Cristo não fazem um movimento no sentido de repor a verdade e restabelecer a verdade da história, em vez de se embutir e se permitir erro tão grosseiro, sofrendo o desconhecimento da igreja católica, embora enfraquecida e cambaleante, a caminho do desaparecimento. De igual modo devemos dizer que outro erro que causou muito prejuízo foi a contagem dos séculos. Como o monge era um desprovido ignorante em matemática também, e, não apenas em história, errou feio ao fazer a contagem dos séculos a partir do ano I como se fosse o século I. Assim, só na virada do século XX para o XXI é que a descoberta veio à tona.
          Se Cirênio chamado no Evangelho de Lucas 2:2 Quirínio, foi governador da Síria, então a fonte mais confiável está ao alcance de qualquer. Deve-se observar, ao pesquisar a história, que Quirínio foi governador da Síria por duas vezes.
        E estamos conversados.
Max Brandão Cirne é bacharel em direito pela Universidade Federal da Bahia e Historiador pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
WWW.blogspot.ursosollitario.com.br
        


Nenhum comentário:

Postar um comentário