O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

sábado, 15 de dezembro de 2012

MAX, O ANTISSOCIAL?



Essa festa a que chamamos Natal, representa, em verdade, um pouco de suplício por ocasião. É que a companheira de jornada tem a mania de arrastar-me para a casa de um dos seus parentes para “ceia”, almoço e outras coisas. Tenho sérias discussões, e, como bom líder, não vou. Acho um verdadeiro suplício essas reuniões anuais e sem espontaneidade. Sorrir desmotivado é um saco. A razão é simples: Abomino ir para a casa de qualquer pessoa. Meu filho se ressente, reclama, quando faço esporádicas visitas para ver a netinha. Acho que demorar cinco minutinhos é uma eternidade. Detesto ir à casa das pessoas.
Não visito pessoas, sou mal humorado por escolha e opção, desconfio de pessoas com sorriso espalmado na face e a facilidade com que riem. Lembro-me sempre das hienas. Já olharam as suas mandíbulas? Assustadoras! Desconfio sempre das pessoas que riem vinte e quatro horas, incansavelmente, como se esbanjassem felicidade ou se estivessem participando de um concurso tipo: “Eu sou o mais feliz e posicionado na vida”.
Não tenho e não gosto de muitos amigos. Não sei mesmo se os tenho algum. Na verdade, amigos mesmo, só os filhos. Só aqueles de mentirinha tipo: “Você é um amigão”, sem  tapinhas nas costas. Sou um juramentado antissocial, diria que de carteirinha. Não tenho inveja das pessoas bem humoradas, assim como não canto, (mesmo porque detesto, a musiqueta chata do R.Carlos que diz “Eu quero ter um milhão de amigos”), pois, no fundo são doentes ou quase, levadas por ventos de opiniões e imposições. Não; o caso é que sou um antissocial mesmo, daqueles que sentem orgulho de ser. Não frequento, não almoço, não durmo e nem cultivo amizades, não as visito em suas casas e constranjo-me todas as vezes que sou convidado a sentar-me em seus sofás e manter conversas. Não confio em pessoas. Em ninguém que seja humano. Minhas filhas costumam perguntar-me, de brincadeirinha, se eu gosto de gente. Tenho sérias reservas. Também não quero nem você deve confiar em mim. Crente de verdade não pode confiar no homem, basta olhar e ler  a Carta de Paulo aos Romanos capítulo 7 e você compreenderá que nenhum ter amigos e andar por aí sorriso na cara. Sorriso de metro.
Além do mais a Palavra do Senhor ensina que ‘MALDITO É O HOMEM QUE CONFIA EM OUTRO HOMEM’.
Jesus nunca sorriu, nunca contou uma piada e quando foi beijado e abraçado foi para ser traído. Custaram apenas trinta moedas.Ademais, quem vive num mundo de idolatria, de pecado e de tanta infelicidade, de crimes horrendos e de impunidade, não pode mesmo, de sã consciência, andar por aí gastando sorrisos de felicidades.
Entretanto, sou o sujeito mais solidário possível dentre os poucos que conheço. Vibro e fico feliz quando recebo, em nossa casa, pessoas para comer e dormir. Gasto uma pequena fortuna para receber bem. Mas não vou nas suas casas. Só de parentes bem chegados (filhos e noras). Detesto e não gosto mesmo.Durante mais de 30 anos de advocacia nunca fui sequer a casa de um colega ou de um juiz, muito menos de promotores ou defensores públicos. Não vou a festas, não participo de confraternizações, abomino “amigos-secretos”, chatices que inventam com aquelas piadinhas desengraçadas. Não vou a cerimônias de casamento por achá-las mentirosas e formais, despropositais, aqueles votos falsos e que ninguém cumpre. As pessoas são profundamente hipócritas. Assim mantive minha total e abissal independência.Nunca pedi nada imoral ou moral que fosse. Assim, não devo favores nem me comprometi.  As relações públicas me incomodam. Só aquelas que o dever impõe. Assim, não preciso dizer que não devo favores nem nunca os pedi. Intransigente, sonhei com um mundo de respeito entre os homens, cada qual no seu cada qual sem imposições, fazendo e cumprindo deveres. Sujeitei-me diuturnamente a disciplina da moral e dos bons costumes. Sou um solitário por vocação. Desafio quem me vê na rua, comprando fiado ou devendo um tostão a quem quer que seja, contando piadas sejam decentes ou indecentes.
Na verdade resolvi, por opção, ser um “antissocial”. E o faço lembrando-me todos os dias de uma pessoa chamada JESUS CRISTO. Desafio quem conseguir ler na Bíblia que Jesus teve amigos. Ou ainda, que Jesus cultivou amizades, ou que Jesus andava rindo e era um sujeito bem humorado. Em casa sou um tremendo anfitrião, mas só na intimidade da minha casa. Ora, ainda que muitos escrevam, outros digam que o sorriso representa felicidade, podemos afirmar que tudo é mentira. Até sorrir em público é antissocial.
Evito julgar as pessoas para que não me julguem. Mas a verdade é que sou o mais miserável dos pecadores e, antes que me lancem aos cães e me enforquem publicamente, não permito que minha inatacável vida seja emasculada por quem quer que seja.
E cada louco com sua mania.
Estamos conversados.
Max Brandão Cirne 14/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário