O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

domingo, 23 de dezembro de 2012

A PESSOA NÃO É, ESTÁ


         Pelo que se ouve na televisão e pelos jornais escritos, alguns muitos brasileiros, em especial os ministros e outros políticos, precisam, com urgência, revisitar três verbos importantes da língua outrora falada e estudada, a portuguesa. Os verbos são: “IR, SER e ESTAR”.
        Ontem o ministro carvalho, acho que da Casa Civil, o mesmo que já servira a Lula, que também é seu compadre e que emprestou a Lula uma casa sem pagar aluguel, depois recompensando com um ministério,  soltou mais uma pérola a respeito, e, se referindo ao Lula, sempre chamando-o de PRESIDENTE.
       Meu caro, Lula não É mais presidente. Ele ESTEVE presidente. A pessoa que ocupa cargo e certa função , não É, mas ESTÁ. Assim nem o senhor Lula, nem qualquer outra pessoa que tenha ocupado cargo de presidente, continua presidente, mas FOI presidente. O correto é chamar a senhora Dilma de presidenta e não presidente, feminino que qualquer garoto do meu tempo de escolar, sabia de cor e salteado que o feminino atribuído é PRESIDENTA quando se trata de mulher ocupante de cargo.
        É, não apenas irritante, como extravagante chamar o senhor Lula de presidente, mas sim, EX- PRESIDENTE. Nada de puxa-saquismo.
        E estamos conversados.
WWW.blogspot.ursollitario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário