O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A CEIA NÃO DEVE SER VISTA COMO “SANTA CEIA”.



            Nós os crentes estamos vendo e ouvindo tanto pregadores e admoestadores que desconhecem a bíblia,estamos assistindo a tanta porcaria na televisão e vendo e ouvindo tanta gente que se diz “evangélica” que estamos nos confiando cegamente aos ensinos que não estão contidos na Bíblia Sagrada.
         Pois é, não foi, e é assim que a Bíblia manda e ensina que sejamos “CRENTES” e não ‘EVANGÉLICOS”. Quando retruco aos que me chamam de evangélico e digo que não o sou, mas sim, Crente no Senhor Jesus e nas suas Verdades, não são poucos os que estranham minha posição.
          Voltando a questão da “ceia”, será preciso reensinar que Jesus antes de ser crucificado tomou o pão e o partiu e disse aos seus discípulos que sempre fizessem em “memória de mim” (Consultar Mar. 12:14-26; Luc. 22:7-23: I Cor. 11:23-29.
         A comemoração da CEIA não tem nada de “santa” como ensinam muitos crentes e pastores. O problema é que parece subsistir no meio dos crentes a visão da igreja católica. Como sabemos, muitos dos reformadores do século XVI eram ou foram oriundos da igreja católica, na qualidade de padres e bispos, além de freiras, que, como é sabido, ensinavam, se é que ensinava, distorcidamente a ceia dizendo, inclusive, que ali está presente o corpo e o sangue de Jesus, o que eles chamam de “mistério da transubstanciação”, pois que ,não existe mistério algum.
         Ora, o convite para que o homem se examine a si mesmo, é para que ele veja se está em Cristo, ou seja, para ver se está de acordo com os ensinos de Cristo, se é verdadeiramente crente em Jesus e se vive e está de acordo com a Sua Igreja. Quando se exige o exame da pessoa que pretende tomar a ceia ou simplesmente quando alguém lhe barra o desejo e lhe proíbe de tomá-la, na verdade se está afastando a pessoa de Cristo e dizendo que ela não é crente no Senhor Jesus.
         Não existe a possibilidade de alguém estar agindo dentro dos princípios teológicos e cristãos quando impede por meios de outros artifícios que alguém tome a ceia, sob a desculpa de que está em pecado. Ninguém tem o direito de estabelecer quem pode ou não tomar a ceia. Quem está ou não em pecado.Primeiro porque não se trata de santificação, uma vez que o pão é pão e continuará sendo pão e o vinho , é vinho, e continuará sendo vinho.É possível e muito possível que muitos pecadores terríveis e inveterados estejam tomando a ceia quando pecados cabeludos tomam conta das suas vidas subterrâneas. Até os que manipulam a ceia e ministram-na para outras pessoas. Desconfie de santarrões de carteirinha.Não existe a possibilidade de ninguém transformar o pão e o vinho no corpo de Jesus. Isto foi e é ensinamento da igreja católica, porém destituída de qualquer certeza teológica. Eles porém que estudem o assunto. Quanto aos crentes será preciso agir dentro dos parâmetros para não cometermos erros tão primários que se tornam estúpidos..
         Quem tem de ser examinado é o que nega às pessoas o direito de tomar a ceia sob a desculpa de que alguém está ou não em pecado, e, portanto fora da comunhão dos salvos. Não, é preciso que as verdades sejam ditas evitando-se que a ignorância reine no meio do povo de Deus causando tristeza e decepção ao cabo.
        Desse modo quando alguém arrimar que a “ceia é santa’ afaste e rechace, de imediato, tamanha idéia, simplesmente por não ter base nos ensinos da Bíblia. Ceia não é e nunca foi santa a tal ponto de merecer que crentes fiquem vigiando e julgando pessoas que não vestem o mesmo figurino. São ignorantes que não conhecem o significado e “santificam” o que não é para ser santificado. Do modo como nós crentes estamos fazendo, chegamos à mesma conclusão da igreja católica, vendo ali pão e vinho ser transformados em corpo de Jesus. Não é e jamais será o pão e o vinho transformados em corpo, cabelos , ossos e sangue do Senhor Jesus.Não seja um canibal da fé. Ao tomar sua ceia, faça-o em MEMÓRIA DO SEU NOME.
Max Brandão Cirne
06/12/2012
        
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário