O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

terça-feira, 5 de março de 2013

HISTORIADOR DE CARTEIRINHA

        Férias de 1976. Levado a uma fazenda em Governador Mangabeira, interior da Bahia, passei três ou quatro dias maravilhado. Não apenas pelo descanso e repouso, mas, pela constatação que fiz, ao saber que não sabia nada de história. Tomei verdadeiro banho de história de um senhor já avançado em anos, solteirão convicto, de prenome Benedito que jamais me saiu da mente.
        Tive dificuldades em acompanhar os comentários daquele “matuto”, um verdadeiro doutor em história. Pareceu-me que o cidadão sabia de tudo e de todos os fatos, da historiografia mundial. Fiquei embaraçado, tive de disfarçar o meu desconhecimento, passei apenas a balbuciar, aprovadoramente, os relatos que fazia sua erudição histórica e sua segurança na exposição com datas e personagens, opiniões profundas e metodológicas
        O cidadão não possuía mais que o curso primário incompleto, feito na zona rural. Cedo acordava para a labuta da roça. Era um simplório camponês a puxar para os pés, cobras de todos os tamanhos na sua enxada sol pino, a sol posto. Jamais pude esquecer-me daquele homem versado nos fatos históricos, na exposição segura e abalizada. Impressionante!
        A reflexão vem a calhar eis que o senador Cristovão Buarque atentando contra a história e os historiadores, criou um projeto que pretende seja aplicado aos historiadores, obrigando-os a terem curso de História. É sabido que muitas universidades são meras especuladoras, deixando a formação de historiador a desejar. Soa muito mais como uma vil censura, eis que, não precisa ninguém de diploma para ser historiador.
        Para escrever sobre história não deve prevalecer o diploma, mas a vocação e a disposição. Talvez até menos vocação do que disposição mesmo. É de se esperar que a lei caia de podre. Sinceramente. O que é de se espantar é que abrirá caminhos para as indefectíveis associações classistas, os conselhos, as ordens de historiadores e outros excrementos obrigando ao pagamento de anuidades e todo tipo de espertezas de grupos e de indisfarçados aproveitadores das legislações que remam contra os cidadãos, para tomar dinheiro dos que se formam em História, seja para impedir o exercício livremente dos profissionais ou não.
05/03/2013
www.ursosollitario.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário