O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

SAUDADES DO VALMIR SIMÕES.

                            
        Hoje amanheci com aquela saudade danada do meu amigo de infância Valmir Simões. Amanheci o dia, lavei e escovei as travagens, joguei umas gotas d!água na cara cheia de dobras e vincadas das cobertas, preparei um cafezinho, sentei na cozinha e me pus a matutar sobre nossas vidas na” Itiubinha dos amores”.
        Vi o danado no armazém do seu pai contíguo à farmácia da Dona Ziru pesando e arrumando as coisas para vender à clientela. No sábado, principalmente, lá estava o camarada a vender aos cachacistas; doses de “tampa-de-capuco” ou martinis; aos mais endinheirados, jurubeba Leão do Norte, Cachaça do “seo” Joel Grande e, entre esses mesmos afazeres, açúcar, fumo de corda, pimenta-do-reino e outras coisas que eram vendidas nas antigas vendas dos sertões, precursoras dos modernos supermercados.
          Então fui e vou às crônicas dele estampadas no Site Itiúba do meu tempo e lá derramo na telinha do meu PC as recordações das amizades e dos amigos idos, da ermidão e dos desertos que se formam lentamente, porém, inexoráveis ao nosso redor.
         Somos ilhas desérticas lavoradas que se esmaecem e perdem suas árvores na descida dos rios formidandos a destruir o “ontem”, e a nos apontar um “amanhã” que não existe. Quando muito esmaecemos e crostamos com aquele pardo encardido e pegajoso, não obstante, mas  esmaecido do tempo cujas pinceladas se incapacitam por uma  renovação.
         Somos árvores baqueadas pelo machado, ainda que, por breves momentos, nos permita perfumar o ar com aquele  perfume que exala delas, mesmo depois de abatidas.

        “Requienscat in pacem”, Valmir Simões.Você fez por merecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário