O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

domingo, 17 de janeiro de 2016

“GUERRA DE ESPADAS”

                                       
        O ano não mais  recordo-me. Acho que por volta de 1960 a 1962, em Itiúba tinha um médico chamado carinhosamente “Drº Manoel”, um sujeito todo bondade que, formado na capital escolheu a cidade de Itiúba para clinicar.
        Era ele uma mistura de todas as especialidades. Parece ter sido talhado para ser médicos nos sertões carentes e tão necessitados.
         Bonachão e simplório, cheio de amigos e camaradagens, o doutor gostava de uma branquinha que sorvia como se fosse o último gole da vida, o que não lhe tirava os méritos do reconhecimento de ser, quanto mais alto, um excelente médico.
       Aplicava injeção, visitava enfermos em suas casas e, praticamente não cobrava dos pacientes. Era um caridoso, um mão aberta, um sujeito porreta, mas explorado evidentemente.
        Durante as festas juninas, costumava recepcionar em sua casa muitas pessoas que ficavam sentadas à porta, enquanto bebericavam, segundo o costume local e da época fartos goles de puro licor de jenipapo.
          Costumava acender a sua fogueira e se jactanciava de que “ninguém comeria sua fogueira crua”, o que na época significava que ninguém derrubaria antes do fogo consumir todo o caule e madeira, quando a turma avançava em disputa alegre e feliz ,os frutos e até o segredo que era uma prenda de maior valor.
          Municiava-se de espadas que nada mais eram do que busca-pés, fogos letais e que exigem perícia de quem os queima. Numa dessas festas, meu pai Joaquim Brandão que ainda era relativamente jovem, fora convidado com sua “turma” que era eu o Mario (falecido), e o Aloísio um moço praticamente criado em nossa casa, para que fôssemos fazer uma guerra de espadas.
        Papai costumava gastar uma fortuna tocando e queimando dinheiro em espadas e outros fogos, mas não atirávamos nas pessoas, e sim, íamos quando convidados, tal o nosso caso, em que papai nos comunicou o desafio do doutor para a guerra de fogos, porém com regras. Cavalheiros existiam e fomos. Na noite fizemos uma bela festa até antes de a fogueira vir a baixo. Jogávamos espadas para lá enquanto o doutor Manoel mandava as suas contra nós que ficávamos na ponta da balaustrada da estrada de ferro. No dia seguinte ele falava conosco, nos tratando por “Brandãozinho”, diminutivo do nosso sobrenome Brandão,  carinhosamente, enquanto  relatava as coisas entre sorrisos. Uma bela e inolvidável e inesquecível festa, em que preservávamos pessoas e bens.
        Dia seguinte seria o dia da fogueira de “Mãe Teodora”. Eu rapazinho afoito nos meus 13 a 14 anos, rumei para lá cheio de pequenas espadas, sobra do dia anterior, aonde iria, certamente me mostrar antes da queima da fogueira já que era supremo pecado queimar espadas na fogueira de Mãe Teodora que vinha a ser a parteira da cidade, que inclusive fez todos os partos da minha mãe.
          Cheio de orgulho e cercado de pivetes, acendi uma espada, e, ao voltear sobre o corpo e aprontar para fazer o lançamento, a espada estourou na minha mão. Cheio de dores terríveis e lancinantes, mito de desapontamento e humilhado, pedi socorro a uma pessoa que e conduziu-me de bicicleta ate a minha casa, naturalmente disfarçando dor e estrago na mão direita que por pouco não a perdi.
        Estoicamente suportei às escondidas a dor imensa e, só após sair toda a família desabei no sofá e pedi socorro à velha e querida Senhora, assim era o seu nome, nossa auxiliar domiciliar.
       Dia seguinte a mão cheia de pomadas denunciaria, para desespero dos meus pais, o queimador de espadas. Papai não mais tocou espadas. Só o Mario continuou não sei até quando. Aprendi a lição. Velhão que sou hoje, com os sinais bastante apagados na mão direitas, ainda visíveis, as cicatrizes que relembram o feito, pois que renunciei a toda forma de tocar fogos.

          Mais que era bonito, lá isso era!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário