O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

sábado, 19 de outubro de 2013

O LEPROSÁRIO DE ÁGUAS CLARAS


          Pode-se afirmar que foi uma bela e pungente experiência. Na sala da OAB no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, um quase menino atendia pessoas necessitadas como parte do seu aprendizado e exigências da Ordem dos Advogados do Brasil. De repente, adentra uma jovem senhora conhecida da Ribeira, e começa a explanar e a pedir, quase que implorando alguém que fosse atender os leprosos em Águas Claras. Ela era uma funcionária da instituição, cheia de abnegação. O meu auxílio era absolutamente gratuito e desprendido.
        Não sei o que deu em mim. Aceitei e passei a prestar assistência àquelas pessoas ali confinadas com suas enfermidades, e sentia uma recompensa invisível, alegria e felicidade, mesmo diante de rostos e membros desfigurados, porém cheios de educação e cuidados para conosco, muito mais do que tínhamos com eles, chegava a ser constrangedor os cuidados que eles demonstravam, como se fosse possível pegar a doença, de modo que se sentavam sempre a favor do vento, bem como distantes prudentemente, e, jamais pegavam em nossas mãos e até nos admoestavam com cuidados.
          A equipe médica e administrativa era composta de jovens idealistas e esperançosos da cura, falando com o mais profundo entusiasmo e orgulho do que faziam. Íamos pela manhã e voltávamos por volta da tarde em uma Kombi, todos apertados. Prestei assistência jurídica tentando resolver questões daquelas pessoas segregadas e afastadas do convívio social e familiar, mas que não perderam suas cidadanias, até o final do ano, quando terminou o meu estágio profissional.
        Foi muito gratificante, e, passados quase quarenta anos não consigo apagar aquelas pessoas do meu consciente, muito agradecido por ter contribuído de alguma forma com pessoas absolutamente necessitadas.
          Meus parabéns e minhas saudades aquele pessoal todo sem exceções.

WWW.ursosollitario.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário