O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Antoine de Saint-Exupéry


Sou sempre levado a acreditar que Saint-Exupéry não foi um homem comum. Infelizmente muito citado e pouco lido, houve tempos, em que, candidatas a miss Brasil ou universo, diziam já tê-lo lido quando eram entrevistadas.

Muita agente desavisadamente que não leu ou ouviu comentar sobre a sua obra mais conhecida, fazendo ironia, dizia que “O Pequeno Príncipe” era o livro das misses.

De fato, as pobrezinhas, invariavelmente falavam nele como se fosse um livro de criancinhas. Não é. É um livro de profundidade. Nele se esconde uma profunda filosofia e um humanismo do seu autor capaz de comover a todos quantos amam a literatura. Escreveu muitas outras obras.

Escreveu muitos livros, infelizmente poucos lidos e conhecidos, assemelhado a outro grande escritor, de obra desconhecida, pois poucos sabem que o nosso EUCLIDES DA CUNHA escreveu muitos livros, quase ou mais de trinta, além de “OS SERTÕES’.

Pois bem, o grande Antoine reunia muito mais dentro da sua irrequieta alma de aviador. Viajou muito pelo Brasil, pois era o responsável por transportar correspondências da França para o Brasil.

Uma das coisas mais comoventes foi o seu desaparecimento quando sobrevoava a Europa no seu pequeno avião. Abatido pelos alemães, durante a II Guerra, seu corpo ficou desaparecido por mais de quarenta anos, sendo há coisa de poucos anos, encontrado.

Aí está o que nos parece um mistério. Por que o corpo permaneceu desaparecido e sem ser encontrado, por tanto tempo? Talvez o Senhor Deus na sua infinita bondade tenha-o preservado para indicar que os homens desaparecem, mas não morrem.

Em especial o grande Exupéry.

SAJesus, 5 de janeiro de 2011.

Max Brandão Cirne (75) 8803-1829

Nenhum comentário:

Postar um comentário