O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

BALANÇO FINAL.

Mais um ano se passou. O país afundado em contradições do capitalismo em que poucos ganham muito e milhões vivem quase na beira da mendicância. Os poderes da república se encastelaram na moralidade e notícias boas não chegam. De quem deveria vir o exemplo bom, não vem! O homem comum, ou seja, aquele que não ocupa postos chaves permanece apenas como sustentador dos poderes ditos republicanos, incapazes e sem instrumentos que possibilitem uma faxina ética.

O povo cansa. A chamada Primavera Árabe derrubando ditadores, a Europa caindo pelas tabelas, o movimento de Wall Street, mesmo sem liderança, mas em movimentos espontâneos não foram ou não são capazes de repercutir entre nós, nem faxina capaz de mostrar a insatisfação de muitos.

Que fazer? Sinceramente não sei. Fato é que quando os homens maiorais da república se igualam a reles bandidos nas suas ações denunciadas, sem nenhum tipo de fiscalização deixam de serem exemplos bom, que dizer do homem sem formação, afundado na miséria, esquecido dos poderes não têm no que se espelhar como exemplos. Na surdina e por abaixo dos panos se cometem todos os tipos de bandalheiras.

Onde estão os estadistas? Onde os homens que sirvam de exemplos com a coisa pública, prtanto de todos? Que adianta dizer e propagar que o país é a sexta economia quando mais de treze milhões vivem abaixo da linha da miséria?

Não temos o que comemorar. O sintoma maior é a perda da hegemonia no futebol capaz de anestesiar os aficionados. No automobilismo nunca mais apareceu um Airton Senna. Depois segui-se a perda do carnaval, embora todos usados e manipulados como anestésico e analgésico moral das populações que parecem incapazes de ver ao seu derredor. Uma imprensa quase toda ela cooptada pelas verbas milionárias para dizer e afirmar que tudo vai às mil maravilhas quando o que se vê é a roubalheira indiscriminada. Em cada cidade, em cada município falam-se de ladrões representados por quadrilheiros chamados prefeitos e vereadores. As cidades estão cercadas por pedágios caríssimos enquanto os empreiteiros se locupletam claramente com o dinheiro do povo. O país está loteado. A quem apelar? A justiça, primeiro resolve suas próprias demandas, como é o caso atual dos desembargadores paulistanos, se dando ganho de causa e recebendo o que o Estado lhe deve. Na Bahia, a justiça julgou em causa própria, a questão da URV, todos receberam enquanto milhares de servidores aguardam que ela tenha mão de ferro ou pulso forte para obrigar o estado a cumprir e pagar o que deve.

É mais fácil convocar o povo para as passeatas gays, da maconha e das liberações escandalosas e perniciosas do que convocar e ser atendido pelo povo para protestar contra a imoralidade instalada no país.

No Rio, a polícia em brilhante trabalho apreende milhões em dinheiro vivo, consegue mandados de prisão contra a cúpula criminosa do Estado e do país para, logo após, um desembargador, do dia para a noite, conceder habeas-corpus livrando os chefões mafiosos quando se sabe que eles nada decidem a favor dos desafortunados. Pobre Brasil!!!

E o povão caladão, boi manso no ritmo da tocada do gado mugindo e remoendo dores e feridas, verdadeira vida de gado, enquanto os espertalhões lhes viram as costas, mesmo que esse mesmo povão cordeiro e sem fala, incapaz de exercitar a força do grito apenas saiba permanecer a receber estocadas dolorosas.

Onde estão os líderes dessa falsa república de barro, dessa república das bananas a exibir corpos de prostitutas como são conhecidas as mulheres brasileiras lá fora? As forças armadas desmobilizadas e desmoralizadas não infundem nenhuma confiança no povo uma vez que elas se voltaram contra as aspirações e manteve fora do processo legal da cidadania quando, atendendo aos interesses dos norte americanos e do empresariado, escravizou e retirou direitos do povo, acabaram líderes, assassinou jovens promissores que deveriam ser os líderes de hoje.

Apelar para quem mesmo???

Max Brandão Cirne (75) 88031829

Nenhum comentário:

Postar um comentário