O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

TODO MUNDO PIRADO???

A segunda feira em certo canal de televisão foi um verdadeiro fiasco. Mais um desses programas em que a emissora se propõe a apresentar o dia a dia de cinco levianas dondocas, fúteis e tão distanciadas da realidade quanto a terra da lua ou de qualquer outro planeta qualquer.

Pessoalmente fiquei muito chateado com a proposta, que pode ser considerada uma das mais tolas. Um desrespeito, um despropósito, uma coisa fora da medida e da racionalidade, não tem a menor importância e muito menos utilidade.

O programa é uma chatice em que as cinco riquinhas esbanjam dinheiro e besteirol numa intensidade de matar até frade de oitenta anos e desenganado de qualquer salvação.

Um acinte e uma afronta aos princípios de moralidade, ética e bom senso em especial para os milhões de mulheres brasileiras que vivem o batente para ganhar o pão, enfrentam transportes lotados, apanham das policias estaduais, são perseguidas e desrespeitadas nos seus direitos de viverem e trabalharem com dignidade.

A emissora logrou alguns pontinhos no famigerado e perseguido Ibope. Ela se propõe a apresentar cinco mulheres que se dizem “miliardárias” e ofertar ao público de miseráveis pagantes de impostos e sofredores brasileiros, suas mazelas e apego aos bens materiais.

Uma lástima, mas que, sem dúvida, encontrarão algumas poucas e desenvolvidas “ricas” que aplaudirão a exposição das suas futilidades e banalidades. Quando tantos temas são capazes de prender o expectador à telinha, a emissora vem com uma proposta dessas, tão despudorada quanto a riqueza e o artificialismo das senhoras ricas. Seria bom que o acinte parasse por aí e os donos da emissora tirassem o besteirol do ar, ainda que em respeito aos milhares de brasileiros, esmagadora maioria, que vive ou sobrevive com um salário mínimo.

Como explicar uma malversadora de dinheiro comprar um jatinho com aqueles milhões para ir passear em Paris? E os seus maridos ou “cafetões” acaso ganham dinheiro suado ou na roubalheira? Na década de 1940, ao prender o bandido mais famoso e procurado dos Estados Unidos, o delegado de uma cidadezinha do interior, se antecipou ao FBI. Achava ele que “gente decente que trabalha não pode gastar dinheiro do modo como os bandidos estavam gastando”. Prendeu-os. Eram procurados por todo o país.

De onde vem a dinheirama daquelas senhoras? É claro que devemos respeitar como os ricos gastam suas vidas fúteis com suas futilidades. Afinal são tão pobres de sentimentos de solidariedade quanto suas almas vazias e mergulhadas nas futilidades.

Mas se espera que o escárnio não continue sendo levado aos olhos e ouvidos dos normais sob a desculpa de diversão dubitável. Mormente para aqueles que, a partir de 1º de janeiro de 2012 passaram a ganhar R$622,00.

SAJESUS, 5 de janeiro de 2012.

Max Brandão Cirne (75) 8803-1829

Nenhum comentário:

Postar um comentário