O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ITIUBENSE OU ITIUBANO?

Bem verdade, cremos ilógicos quando empregados os chamados “adjetivos pátrios”. Sustento como palpiteiro que sou que a regra gramatical é destituída de lógica, pelo que na resiste à realidade quando examinado o assunto, e, cada caso concretamente.

Emprego informalmente algumas vezes o termo <ITIUBANO> em vez de <ITIUBENSE>. Casos concretos existem para que justifique a discricionariedade, as exceções, mas que só evidenciam a arbitrariedade dos símbolos e significados linguisticos.

Certamente os gramáticos e, portanto conhecedores da língua conseguem sacar certas sutilezas que eu, “data venia”, não consigo, embora não faça do caso, cavalo de batalha. Sou só um pobre “palpiteiro” em busca do conhecimento que me falta.

Por que não Itiubano, em vez de itiubense. Estranho, mas não o é. Exemplos têm para baratinar os cérebros. Assim, quem nasce em Muritiba, muritibano é chamado; quem nasce em Curitiba, curitibano é chamado; quem nasce em Ituiutaba, ituiutabano é chamado; quem nasce em Franca, francano é chamado; quem nasce em Itu, ituano é chamado, e, assim sucessivamente.

Essa provocação é para os acadêmicos que nesse dia 11/11/2011 em Itiúba realizam um velho sonho de dar vida e existência por inspiração do grande Eguinaldo Paixão de cepa, advogado, maestro, intelectual e realizador que irmanado com outros acadêmicos apresentarão ao povo, aquela que será a gloriosa ACADEMIA DE LETRAS DE ITIUBA – que bem poderia ser Academia de Letras Itiubana ou Academia de Letras Itiubense.

Importante é que será por certo, aclamada e enaltecida por todos que amam as letras. Então que venha como luzeiro e templo do saber e do aprender, espalhando luz e conhecimento que espanta as trevas da ignorância e aproxima os homens da compreensão universal.

Ave, acadêmicos, assim eu saúdo a todos!

Santo Antonio de Jesus, 07 de novembro de 2011.

Max Brandão Cirne

Tele. (75)8803-1829

< maxbrandaocirne@hotmail.com>

Nenhum comentário:

Postar um comentário