O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A ACADEMIA E OS “ITIUBISTAS”.

É inegável que a fundação da tão esperada Academia de Letras de Itiúba está fadada a trazer resultados positivos, principalmente com o engajamento da mocidade que atrairá para os seus quadros pessoas interessados em projetar Itiúba e sua bela história.

Não se trata, a usar o termo “itiubista”, de mais um neologismo criado por este escriba, mas da proclamação, como realidade, de um termo que se assentará como emprego dedicado aquele que se debruçará sobre a história com suas percepções. Então não será empregado somente aos naturais da terra, os “itiubeiros”, ou “itiubanos”, ou ainda “itiubenses”, porém a todo aquele que, independente da sua origem genésica se debruçará sobre nossa terra, nosso povo e nossa gente.

Como nos referimos aos estrangeiros ou não, que estudam e se especializam em coisas do Brasil com o termo “brazilianistas”, (brasilianistas) doravante essa nação do semi árido será muito mais conhecida, graças à nova agremiação que a projetará para a posteridade, o conhecimento do seu próprio povo e sua bela e rica história, envolvendo tudo quanto faça referência à mesma.

Desse modo, embora distante, mas na percepção dos que amam Itiúba, acho que devemos conjugar um verbo apropriado e fora da gramática convencional e portuguesa, não obstante já nasça grande e pertencente à primeira conjugação como sendo “Itiubar”-, não apenas no seu infinitivo, mas confiando no futuro grandioso, estarei e “itiubarei” com todos no evento inaugural. Com as duas colunatas atacadas por renitente artrose que se adiciona à artrite, coisas de velho, oito teimosos discos herniais, apoiado sobre uma “terceira perna”, (bengala), portanto usando uma expressão do escriba Valmir Simões – “tamo lascado”- mesmo a distancia, não deixarei de conjugá-lo, ainda que no gerúndio, “itiubando”, sem com tal decair na força, lamentando que minha velha, amada, dedicada e inesquecível professora Francina tenha esquecido ensinar-me o verbo Itiubar na escola Góes Calmon de saudosa memória.

E é nessa contagem regressiva e aproximativa, que no dia 11/11/2011 às 19h30m., tenha a nobreza dos “itiubanos” a certeza de que vagueando pelos corredores da Prefeitura Municipal meu espírito se fará presente encomiando e aplaudindo no frenesi de um juvenil espírito, a nova que se faz. A fundação e declaração de princípios da ACADEMIA DE LETRAS DE ITIÚBA.

Salve a todos os itiubistas, itiubanos e/ou itiubenses,

Santo Antonio de Jesus, 08 de novembro de 2011.

Max Brandão Cirne

Tel.: (75) 8803-1829

< maxbrandaocirne@hotmail.com>

Nenhum comentário:

Postar um comentário