O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

GALOS NA MADRUGADA.

                                     

        Atualmente acordo nas madrugadas, espantado o sono, obrigando-me a pensar e a repensar a existência. Normalmente quando acontece no meio da madrugada, tenho sentido um fenômeno muito interessante ao escutar os galos daqui cantando.
        Quando eu era um garoto vivendo nos sertões itiubeiro, costumava, quando despertado nas madrugadas ficar a ouvir os galos cantando e amiudando. Era um verdadeiro espetáculo que jamais me saiu da mente e das recordações boas. Bem verdade, tenho de dizer que, naqueles tempos, em Itiúba, dificilmente as famílias não criavam galinhas e galos de quintal. Havia uma fartura. Primeiro, os vizinhos não ficavam importunados pelo canto dos galos dos demais. Afinal de contas, todos criavam e ouviam os cantos indistintamente. Porém, isto ocorria porque uma verdade tem de ser dita: Ciganos não armavam acampamentos dentro das cidades, ou seja, dentro dos perímetros urbanos, de modo que não podiam roubar, muito menos, furtar galos e galinhas, daí existirem em profusão. Hoje não: ciganos são considerados cidadãos e mandam e desmandam nas cidades impedindo o livre curso e as relações civilizadas, se estabelecem com suas vidas degradadas nos bairros e ruas e se misturam ao povo das cidades como se fossem cidadãos uteis e decentes. Daí não permitir que as pessoas criem galinhas e outros bichos miúdos.
          Mantive o costume campestre de criar galinhas caipiras no meu amplo quintal, de vez em quando torço o pescoço para degustação primorosa, já que sou inimigo de hormônios e dos venenos das rações das galinhas ditas de granja, verdadeiras buchas e bombas a envenenar o brasileiro desinformado, mas devo dizer que não crio galos, isto é o dito macho, o dito cujo, deixando minhas pobres penosas numa penúria sexual de arrasar, só para evitar importunar os vizinhos, uma vez que, hoje os vizinhos se sentem incomodados com coisas simples e de tudo reclamam, até do cantar dos galos.
         As minhas galinhas são criadas com luxo inaudito, mas não possuem galos que disputarem suas preferencias sexuais, pelo que sinto dó das bichinhas obrigadas a vidas absolutamente castas e longe das tentações sexuais dos seus galos em porfias e disputas femalescas. Devem sentir uma falta desgraçada, porém, ouço, nas madrugadas, vindo de distante, algum cantar galistíco fazendo-me relembrar a distante cidade e sertão itiubano.
         O cantar dos galos daqui, soa quase um esganar. Nada parecido com aqueles peitos possantes dos galos sertanejos, nem aquela melodia que parecia fazer com que os galos oferecessem verdadeiras sinfonias e pareciam disputar os cantos mais longos e mafiosos. O bater das asas e o roçar dos esporões completavam o espetáculo dos nossos galos. O cantar dos daqui, são quase imperceptíveis, esganados, engasgados e curtos, sem maviosidade qualquer, de sorte que sai aquele canto merencório, quase como se estivessem sendo estrebuchados com mão misteriosa, movidos e desinteressante, que não nos consegue relembrar as coisas que aconteciam no amiudar dos galos nas madrugadas sertânicas.

        Por outro lado, não existe aquela maranha dos sertões, aquela confusão de cantos e bater de asas, como o rufar dos possantes tambores das guerras, sendo os cantos pausados e distantes, quase uma eternidade nas madrugadas que os cabelos brancos, as cãs e a neve nas nossas cabeças, quais renitentes e saudosos nos conduzem às recordações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário