O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

CRIAÇÃO À ANTIGA


         A idade nos leva a fazer reflexões. Lembro-me sempre da minha infância na querida Itiúba, lugar do meu nascimento. Hoje já velhão, emociono-me com tantas boas recordações. Ma delas é a que diz respeito aos mês “tios” e “tias”.
          Não: não se tratava de consanguinidade. Eram meus vizinhos que nós chamávamos de “tios”.
          “Tia Maricota” era aquela que mascava fumo de corda. Todo o dia após o almoço íamos  para sua casa. Era casada com “Tio Tonho” velho estafeta dos correios. Não tinha nada que não dividissem conosco. Pobrezinhos, eles não negavam o pouco que tinham. Quem não soubesse podia até pensar que éramos parentes. Não éramos.
          Tinha a “tia Cacá”, essa então, era louca pelo Max. Lavorando na roça, ao final do dia trazia-me licurís maduros que os cozinhava e me dava com muito amor. Seu nome de batismo era Josefa. Eu a apelidei, ainda muito criança de “Cacá” exclusividade minha. Seu marido era caçador de pequenos animais como jaguatiricas, coelhos e outros, além de plantar pequenas roças de subsistência.
         Sua irmã, “tia Tida”, moça solteira continuou até entregar sua alma ao Criador. Dizia-se que levaria a virgindade para um tal de “São Libório”. Levou-a ao que sabemos. Morreu caducando.
         À noite íamos todos nos aboletar na casa onde viviam, a casa do “seo Marinho” e ouvíamos literatura de cordel que era lida por alguém, relatando duelos de príncipes, reinos e princesas, charadas e histórias fabulosas.
         Não éramos parentes. Ainda havia o velho “tio Otaviano” ranzinza que só ele mesmo, cabecinha branca que pedia esmolas e ficava danado da vida quando nós moleques, entre eles eu mesmo, cantávamos: “Tio Taviano me dê dez tostões pra comprar de pão”.
         O que diferia meus “tios” de ontem dos “tios” de hoje era o profundo respeito que nutriam por nós e nós por eles. Não os chamávamos de tios por deboche ou desrespeito como hoje se faz. Era parte de uma convivência saudável e de uma aceitação responsável e respeitável.
          Nossos “tios” cuidavam da gente e nos abençoavam nos tocavam nos cuidavam e éramos amados. Quanta diferença!
         Não dávamos “bom dia” aos mais velhos. Se eram pessoas conhecidas, pedíamos “a bênção”; se não, apenas ficávamos calados. Bom dia só se dava aos de igual para igual. Era assim, sim.
         É como ainda é bom saber que tive tantos “tios” e “tias” que, portanto marcaram o menino de ontem e ainda emociona  velhão de hoje com a mais pura e sagrada recordação.

         Obrigado “meus tios” amados! Quanto respeito vocês nos transmitiram e ensinaram para o viver existencial de todos.
         Obrigado é pouco.   Continuam vivos. Vocês se eternizaram.
Santo Antonio 27 de agosto de 2012.
Max Brandão Cirne

P. S. Se você deseja ler esta crônica no blog, vá ao Google e escreva: Max, o historiador. É o bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário