O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

sábado, 25 de agosto de 2012

“ SANTO DAIME”


                             
       O Brasil está testemunhando o crescimento de uma prática que nos parece muito perigosa. Trata-se do “santo daime” que é nada mais, nada menos que uma bebida em forma de chá, feito a partir de um cipó chamado “hiuasca” que teve início no Estado do Acre.
       Chá bebido inicialmente pelos indígenas do Acre, mais tarde foi integrado a uma comunidade que experimenta os seus efeitos alucinógenos, deixando os seus praticantes completamente dopados e fora da realidade deste mundo.
       Seus efeitos são equiparados aos do LSD, droga de efeitos terríveis nas pessoas. Ali, os seus praticantes sob a desculpa de que pertencem a   uma” religião” não apenas o consome como levam crianças a sua prática.
        Está se espalhando rapidamente pelo Brasil e “igrejas” já existem sob o olhar complacente do governo, nada fazendo para coibir sua prática uma vez que considera que a “religião no país é livre”.
       De fato, existe muita subjetividade. Só não podemos entender racionalmente como o governo paulistano prendeu e está a perseguir certo senhor paulistano que fundou a “igreja da canabis sativa” que outra coisa não é senão a maconha.
       Muitos já se suicidaram durante os rituais, embora sejam os casos abafados para não repercutirem negativamente nacionalmente. Fato é que já existem “igrejas” em vários lugares e estados brasileiros onde sua prática se dissemina, mortos são contados pelos estragos que a mistura  alucinógena vem causando.
      Se a liberdade de expressão é isso, então qualquer um pode “fundar sua igreja” com qualquer nome, a exemplo de “igreja da maconha”, “igreja da cocaína”, “ igreja do LSD” etc, etc.
      Não se compreende que crianças sejam levadas à horripilante vício sob a forma de religiosidade e a ANVISA e os organismos de proteção à saúde nada façam.
      Como entender uma aberração daquela como “religião,” ainda não consegui. Depois, ficam querendo proibir e ensinar nas escolas que os alucinógenos são nocivos e coisa e tal. Dois pesos e duas medidas. Se adultos consomem e se travestem de “religiosos”, vá lá, porém levar e ensinar crianças imberbes ao vício terrível é outra coisa.
       Enquanto ficou circunscrito ao interior do Acre escondido na floresta e sua divulgação, a coisa se resolvia para aqueles pobres de espírito. O pior é que está se esparramando para fora da floresta sem nenhuma vigilância com o nome de “religião do santo daime”.
       A propósito, a palavra “religião” vem do latim relegare que quer dizer exatamente RE+ LIGAR O HOMEM A DEUS. E isso seguramente já foi feito quando JESUS DEU A SUA VIDA PELOS HOMENS. A religião é algo racionalmente praticado sem fanatismos. Notemos que Jesus recusou beber da esponja embebida em vinagre, um alucinógeno que tentaram fazem com Ele bebesse na agonizante hora.
       Hebreus 11:1 diz: “A fé é o firme fundamento das coisas que se não vêem mas que se concretizam”. Jesus quer que tenhamos fé. E, fé racional sem fanatismos.
        Convido a que oremos pelos pobres que jazem nas trevas da ignorância, distanciados das divinas verdades do Evangelho. Jesus é a luz do mundo.
Max Brandão Cirne (75) 8803-1829

Nenhum comentário:

Postar um comentário