O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

domingo, 9 de outubro de 2011

LIBERALISMO ECONÔMICO À BRASILEIRA

Hoje são considerados reacionários todos os que não sucumbiram ao capitalismo brasileiro. Execrados pelos detentores do capital que proclamam as excelências e seus benefícios, defendem um liberalismo econômico com face única, sob a perspectiva do defensor e detentor do capital, tudo em nome do falso emprego, do consumo e da exploração legitimada.

Os recursos econômicos largamente explorados pelos grupos detentores fazem dobrar o Estado enquanto políticos cooptados se empenham em aprovar leis privativistas promovendo cobranças absurdas e as mais caras do mundo, numa promoção do encolhimento das atividades constitucionais. Assim, derrubam matas, destroem mananciais, violentam a natureza, poluem rios, modificam o clima com as suas ações, falam de “sustentabilidade” como a coisa mais legal do mundo, privatizam estradas, cobram pedágios, se escondem por traz de fachadas de empresas que se pensavam “públicas”, enriquecem desavergonhadamente enquanto um falso progresso ilusionista coopta a todos, as estradas não podem ser transitadas sem que se paguem pedágios absurdos, licitações são feitas apenas para fraudar, ministros roubam desavergonhadamente, grupos avançam sobre o que deveria ser público, castas privilegiadas recebem o aval do Estado, doentes morrem à míngua nas portas dos hospitais, a justiça inoperante e cega incapaz de enxerga mesmo os pobres e desafortunados, a educação reduzida aos discursos, a segurança afrontosamente entregue à atividade privada, praias e ilhas privatizadas entregues aos barões do dinheiro, sistemas de navegação explorados pela iniciativa privada e o Estado cada vez mais encolhido, o capital avançando sobre os sistemas de transportes, construções e serviços, hidroelétricas entregues aos grupos econômicos, polícia e forças armadas se rendem ao capital, dando-lhes proteção e segurança, aumentam-se impostos absurdos sobre a população, encolhem os Estados e Municípios entregando serviços essenciais à sanha e ambição dos grupos.

E quem são eles? Exatamente os mangangões que se escondem comodamente por traz de um executivo capenga e de políticos, cujas eleições foram através das tais “doações de campanhas.”

O povão inerte e despolitizado fica com as sobras, morrem nas filas dos hospitais, pagam impostos absurdos, enfrentam péssimos serviços privatizados e sem compromissos senão o de ganhar cada vez mais.

Iludidos pela pior das ilusões, por sermos induzidos a pensarmos que vivemos numa democracia, exatamente o que nos falta, na perversidade de quem no mais terrível patrimonialismo avançou sobre a coisa pública, frustra a expectativa de uma nação que não pode viver nem se irmanar na base do “pão e circo”.

Pois é, já dizia nossas sábias avós: “Com banana e bolo enganamos os tolos”.

Enquanto a marcha brasileira segue para a beira do abismo, a mídia, essa senhora que pertence à atividade privada e que é dominada pelos grupos comprometidos, ajuda a enganar nós pobres mortais que ficamos a esperar sobras e restos do banquete dos poderosos caírem das suas mesas.

Até quando, brasileiros?

ANULEM SEUS VOTOS!

Max Brandão Cirne

Tel. (75)8803-1829

Santo Antonio de Jesus-Ba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário