O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

É SÓ UMA LEI VELHA – A DO RETÔRNO

      

       O terrível êxodo que está acontecendo em direção principalmente a Europa via Itália, não pode ser mais nítido nem tão difícil de ser compreendido. Trata-se da vingança indireta dos povos do terceiro mundo, rumando em direção à sobrevivência.
       O mundo civilizado, ou assim dito, talvez esteja comodamente esquecido ou ainda, simplesmente se fazendo de esquecido, de que seu conforto e sua vida invejável, sua segurança, e sua materialidade, e seu enriquecimento, devidos à miséria desses povos não tenham sido em vão. A cobrança da fatura tarda, mas não falta.
          O terceiro mundo foi espoliado e explorado por séculos pela Europa que lançou sobre os países do terceiro mundo os seus tentáculos, afundou nações, derrubou governos, subornou povos, dirigentes e autoridades para a consecução do domínio dos naturais desses países, ajudando-os a subserviência, e, à desmoralização das suas forças, exaurindo, com mais eficiente e propriedade, as suas riquezas que foram conduzidas para a Europa que se jactanciava civilizada e capitalista, poderosa e invencível.
          O processo secular esgotou os recursos naturais, extraiu do solo e do subsolo as, exaurindo inapelavelmente recursos e empobrecendo as nações dominadas, transformadas em infelizes e meros satélites e proporcionadoras das riquezas.
        Nada se fez pelo bem estar das populações, antes suas riquezas foram exploradas e exauridas num processo de esgotamento de recursos que foram transplantados para a Europa civilizada, até que os processos de guerra, começando pela Primeira Grande Guerra culminaria com a Segunda Grande Guerra, de um modo ou de outro provocando, após exauridas as riquezas pela exploração desmedida e pelo enfraquecimento desses países, a total impossibilidade de recuperação de suas dignidades perdidas e desaparecidas.
          De um modo ou de outro, as nações jamais se deram contas da dívida impagável que contrairiam com o mundo, pelo que não podem agora como querem alguns, se escusarem e devolver os milhares de migrantes que desafiam, perigosamente, e, diariamente o Mediterrâneo em direção ao que julgam ser o lugar certo para baterem às portas em pedido de socorro.
        Não existe razão para os europeus agora se escusarem de receberem o resultado da sua especulação, após destruírem nacionalidades e exaurirem riquezas tais como, em escala ainda que menor, se verifica com o Brasil, por ora em menor escala, com a chegada de negros fugidos do Haiti, e que não devemos negar ajuda nem asilo, eis que escravizamos milhões deles arrancados que foram das suas terras e países, do continente africano especialmente sem contar outros que exploramos como árabes e seus afins, para servir aos nossos colonizadores comodamente encastelados nos poderes.

        A Europa deve agora pensar e repensar antes de negar aos infelizes que fogem dos seus governos cruéis e tirânicos, herança plantada nas colonizações do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário