O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

domingo, 26 de outubro de 2014

Vavá Brandão

QUEM CONHECE ITIÚBA NÃO PODE DESCONHECER UM HOMEM SIMPLES E SIMPÁTICO DE APELIDO E NOME, VAVÁ BRANDÃO. PESSOALMENTE CONHECI-O QUANDO ATENDENDO A SUA ESPOSA FINDA, POIS JÁ NOS DEIXOU, RESOLVEU JUNTAR MALAS E CUIAS, SE ABOLETOU NUM CAMINHÃO VINDO SE ESTABELECER EM ITIÚBA, TERRA DA SUA AMADA, AÍ FIXANDO RESIDENCIA E SE VICIANDO EM ITIÚBA, POIS QUE Itiúba É ALTAMENTE VIVIANTE, NA SUA RESIDENCIA NUM ELEVADO, BEM NO ALTO DE UM DOS CABEÇOS DE UM MORRO DOS TANTOS QUE CERCAM E CIRCUNDAM A TERRINHA QUAL MEDIEVALESCO MURO DE PROTEÇÃO.
ESTREITAMOS A AMIZADE EM 1964 QUANDO SAÍ DO SEMINÁRI DE APUIPUCOS AONDE ESTUDEI, EM RECIFE E ME ABOLETEI, POR UNS TEMPOS, NA CASA DO MEU PAI. POIS BEM, UM DIA BATENDO PÉS E ESTRAGANDO SAPATOS CHEGUEI A PREFFEITURA MUNICIPA QUANDO AVISTEI, NUMA DAS SALAS, MUITOS, MAS MUITOS LIVROS NO IBGE QUE TAMBÉM LÁ FUCIONAVA E, DAS ABARRROTADAS ESTANTES DE LIVROS EMERGIU A FIGURA SIMPÁTICA DO SENHOR VAVÁ BRANDÃO QUE SE RESPONSABILIZAVA POR AQUELES MAIS FINOS ACEPIPES E IGUARIAS QUE AÇARBACAVAM SABORES E GOSTOS, ACEPIPES E COMILANÇAS, À FARTAR, IMPECAVELMENTE ORGANIZADOS NAS ESTANTES E PRATELEIRAS, EM FORMA DE LIVROS. LIVROS E MAIS LIVROS, A MÃO CHEIA COMO DIRIA O POETA OLAVO BILAC.
O AMÁVEL, FINO, NOBRE E ALTAMENTE CAVALHERESCO VAVÁ BRANDÃO ACOLHEU-ME E CONVIDOU-ME A ADENTRAR PORTAS DO SABER E DO CONHECIMENTO, EU MENINO DE 17 ANOS, EXPLICANDO-ME, SOLICITAMENTE, QUE TAIS LIVROS E ACERVO ERAM PARA CONSULTA E MANUSEIO DO POVO, MAS QUE INFELIZMENTE AS PESSOAS QUASE NÃO OS LIA.
EMPRESTOU-ME LOGO UM LIVRO, SOB RECOMENDAÇÃO DE APURADA LEITURA. SE NÃO ME ENGANO -OS MISERÁVEIS - DE VICTOR HUGO. LEVEI-O PARA CASA E LÍ PRESSUROSAMENTE E AVIDAMENTE EM MENOS DE OITO DIAS AS SUAS MAIS DE 1000 PÁGINAS, EMBEVECIDO E ATORDOADO COM A BELEZA, TALVEZ DA LEITURA DA MINHA PRIMEIRAA LITERATURA INTERNACIONAL, AO CABO DO TEMPO DEVOLVENDO-O E LEVANDO OUTROS E MAIS OUTROS QUASE CONSUMINDO AQUELE ACERVO MARAVILHOSO DO IBGE.
SEU VAVÁ QUASE TEM UMA SÍNCOPE EM VER UM MENINO QUASE COM TANTA FOME DE SABER E CONHECER. RESULTA QUE NOS APROXIMAMOS RESPEITOSAMENTE DE SORTE QUE A SOMA DE ANOS DE AMIZADE E CAMARADAGEM ULTRAPASSA OS 50 ANOS DE PURA AMIZADE.
INFELIZMENTE A ULTIMA VEZ EM QUE ESTIVEMOS JUNTOS FOI EM SUA RESIDENCIA, SEU CASTELO MEDIEVALESCO DESAFIANDO LEI DA GRAVIDADE SOBRE AQUELE PLATÔ DO MORRO ENCIMADO DE AMOR ECARISMA CUJA MASSA FOI ALICERÇADA NA ARGAMASSA DO AMOR E DA COMPREENSÃO QUE O ENCONTREI CHOROSO E LÂNGUIDO A DESPEDIR-SE DA SUA AMADA ESPOSA E COMPANHEIRA QUE TANTOS FILHOS LHE DERA, QUE JAZIA MORTA, TIRANDO-NOS ASSIM, MERECIDAMENTE E JUSTIFICADAMENTE, A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVERMOS LONGOS E SADIOS BATE-PAPOS QUE NOS CARACTERIZARIA QUANDO NOS VÍAMOS, NEM PUDE NEM ME ACHEI NO DIREITO DE MONOPOLIZAR SUAS ATENÇÕES QUE SE VOLTAVAM PARA AS PESSOAS QUE IAM PRESTAR SEU ÚLTIMO ADEUS E PREITO DE GRATIDÃO À AMADA E DENODADA QUE PARTIU. O AGENTE DO IBGE PERDIA ALÍ SUA ESPOSA E MUSA, E EU NA QUALIDADE DE VELHO AMIGO, E, ELE COMPADRE DOS MEUS PAIS, NÃO PUDEMOS DEIXÁ-LO SEM A MINHA PRESENÇA E DOS VERDADEIROS AMIGOS AJUDANDO-O A DEPOSITAR O INERTE CORPO DA SUA COMPANHEIRA DE TANTOS ANOS, LEVANDO-O, APENAS OS RESTOS MORTAIS AO CEMITÉRIO LOCAL.
ALÍ DEPOSITADO O FÉRETRO DESEJAMOS O NOSSO "REQUIENSCAT IN PACE" NA ESPERANÇA QUE A TODOS NOS MOVE ATÉ O DIA DO JUÍZO.
QUANTO AO AGENTE APOSENTADO DO IBGE QUAL JEQUITIBÁ DOS SERTÕES, LÁ SE ENCONTRA PLANTADO E DANDO FOLHAGEM AUSCULTANDO APENAS OS ECOS DE UM MUNDO SEM LEITURA QUE PERPASSA CEGO E ALHEIO AOS ACONTECIMENTOS.
AVE, POIS MEU AMIGO VAVÁ BRANDÃO.
E, POSSO CONTINUAR DIZENDO: MUTO OBRIGADO, CAMARADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário