O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Um velho homem

Um dia um velho homem falou-me da existência e de tudo quanto representava a vida para cada pessoa. Cresci  sempre lembrando aquele homem e seus ensinamentos, sua utilidade, sua calma e paciência em transmitir coisas que pareciam óbvias e casuais, ajudou-me a desenvolver no meu interior uma capacidade individualizada e crítica de estabelecer parâmetros e fazer diferenças, de ser capaz de separar joio e trigo, coisa dificílima, e, sobretudo ajudou-me a percepções profundas como aquelas capazes de fazer com que aprendamos a dar valor as coisas, separar bem, peneirar e ajustar aos valores devidos.
Por tudo lhe sou agradecido, sobretudo quando ensinou-me a ler a Bíblia e a conhecer mais e mais Jesus aquele que ensina como separar as coisas e estabelecer valores, como o significado de fazer produzir um talento que receber em guarda do mesmo valor do que recebeu cinco.
Não é fácil, sobretudo porque sabemos que vivemos em épocas de ausência de discernimento, de Marias-vai -com-as outras, de repetições e inconsequências, de "politicamente correto" e de aceitação de tudo quanto a mídia tenta fazer empurrar goela a dentro das pessoas e das lavagens cerebrais que as pessoas estão experimentando nas suas vidas.
Aprendi e estou aprendendo com os erros dos outros e os meus que tenho de aprender a dizer "sim" quando todos afirmam elo "não" e dizer "não" quando todos afirmam pelo "sim".
Viver é difícil, e, mais que uma arte, a capacidade de desenvolvermos o senso crítico, de dizer firmemente e sem medo de desagradar outro espíritos e nos capacitar a desenvolver a capacidade profunda de nos situarmos e nos descobrirmos como seres autônomos e não autômatos, teleguiados e sem opinião.
Viva isolado o bastante para saber olhar a distância e estabelecer parâmetros saudáveis, sem esquecer dessa necessidade de nos situarmos diante do processo de alteridade que a sociabilidade nos exige. Mas saiba brecar quando a convivência e os "achismos" tentarem se impor sobre você e aniquilar sua vontade.Você é uma autarquia. Um ser pensante. Eis a diferença basilar. Seja a pedra de esquina, o construtor sempre a construir obre pilares sólidos da moral que não varia nem no tempo nem no espaço embora as pessoas tentem impor suas condutas adversas. O mundo está uma devassidão moral e espiritual. Seja o sal que salga e conserva e não a massa levedada que azeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário