O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TIRIRICA DA VIDA.


Voltei ontem da capital Salvador. Muito triste com o que assisti e vi. Uma creche e orfanato jogaram no lixo muitos livros, alguns raros. Mandei que meu sobrinho catasse alguns. No natal, uma senhora encostou o carro na lateral, e, entregou muitos, mas, muitos sapatos. Quando se retirou, a responsável, ou melhor, a (IR) responsável pelo orfanato, jogou-os todos no lixo. Eram calçados em bom estado de conservação. No mesmo natal, outra senhora levou um peru assado, e, pasme, a (IR) responsável da mulher mandou as crianças saírem pelas cercanias oferecendo à venda o referido peru.

Ano passado iniciei a distribuição de meus livros, pela net, chegando a distribuir mais de 70 boas obras. Não estou mais enviando nem distribuindo. Livros são preciosidades. Imaginem um orfanato cheio de crianças e livros bons de autores fabulosos, todos no lixo. Criminosa!!!

Enquanto isto, no jornal A Tarde, o festejado Ruy Espinheira Filho, professor universitário, escreve sobre “Sem leitura não há salvação”, denunciando que os seus alunos, todos universitários, raras exceções, conseguem ler e interpretar o que lêem. Uma lástima.

Certo poeta exclamou: “uma nação se faz com homens e livros”. Será?Também, o povo querendo derrubar o monumento de Luiz Eduardo Magalhães e recompor o aeroporto do Salvador com o seu antigo nome histórico de 2 de julho, que celebra a festa maior independentista do Salvador e dos baianos. Acho justo. Pouco importa se o Luiz foi meu colega de turma na faculdade. Foi um beneficiário da ditadura. Perdoem-me, mas tenho horror por ditaduras, ditadores e seus beneficiários diretos e indiretos. Assim pensa um comunista. Mas, como dizem que estou fora de moda...

Desde muito tempo escrevo cartas para as câmaras de vereanças da Bahia tentando fazer que eles retirem nomes de pessoas que dominaram a Bahia e serviram à ditadura, debalde, encontrando eco. Nunca responderam nem mudaram nomes de ruas, praças e logradouros públicos, retirando os nomes de pessoas que ajudaram a suprimir as liberdades que sufocaram o povo e a democracia. É o povo merece o governo que tem!

Enquanto tais coisas acontecem, a imprensa tece loas ao prefeito do Salvador, João Henrique, só porque o “tadinho” apareceu durante o carnaval ao lado da sua nova esposa, usando tatuagens e dedicatórias à sua mui amada, feliz e torrando o dinheiro suado dos baianos do alto do acintoso camarote em que se “embuletou”. Lá embaixo, inaccessível, mais de 250 mil miseráveis catando latinhas e vendendo churrasquinhos de gato, famílias inteiras dormindo sob barracas imundas e fétidas,disputando com os urubus, algum lugar debaixo do sol, catando latinhas.

A Bahia continua gastando milhões no carnaval para a mídia e os afortunados (ou desafortunados) turistas, se deleitarem e se deliciarem, enquanto as escolas caem aos pedaços. Quem pensa que baiano é ordeiro e hospitaleiro? É balela, é mentira. Apenas o governo, esconde os fatos. A criminalidade se estende por toda a Bahia. Os crimes aumentaram numa proporção monstruosa. Aviso aos navegantes: não participo daquela esbórnia, não. A polícia desce a marreta nos foliões e os foliões descem a marreta entre si. Uns se vingam nos outros. O resto é só felicidade para as Claudinhas Leite da vida, as Sangalos, os Bel e os donos de blocos e dos horríveis trios elétricos recebendo polpudas verbas públicas. Engordadas as contas, promovem a vergonheira total.

Finalmente, descobriram o ovo e seus segredos: que o carnaval só dá prejuízo, que o povo precisa ter espaço para pular e brincar, e, que as cordas devem ser retiradas. Tudo porque o carnaval foi privatizado e o povo que não pode comprar abadás fica de fora. O tal folião pipoca. Que coisa!!!

Serviços púbicos e essenciais em colapso, escolas desaparelhadas, salários e vencimentos, lá embaixo. O país está uma maravilha. Enganam-nos com a tal da 6ª riqueza, enquanto o povo não tem vez nem voz.

A fedentina se estende pela cidade. Alguém disse: “BAHIA DE TODOS OS SANTOS, M. (impublicável)POR TODOS OS CANTOS”

LEMBREM-SE: ANULEM SEUS VOTOS.

SAJesus, 24 de fevereiro de 2012.

Max Brandão Cirne (075) 8803-1829

Nenhum comentário:

Postar um comentário