O que você quer saber sobre História?



Este blog tem como objetivo discutir História, postar artigos, discutir assuntos da atualidade, falar do que ninguém quer ouvir. Então sintam-se a vontade para perguntar, comentar, questionar alguma informação. Este é um espaço livre para quem gosta de fazer História.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PRINCESA ISABEL VERSUS ZUMBI DOS PALMARES


             

          Os negros entre os quais estou incluído, estão festivamente, mais uma vez comemorando o dia da “CONSCIÊNCIA NEGRA”. Antigamente esse dia era comemorado no dia 13 de maio, ocasião em que eram prestadas homenagens à Princesa Isabel, a que assinou, na ausência do seu pai, a Lei Áurea extinguindo, aparentemente, a escravidão no Brasil.
         Foi um feito e tanto, sem esquecer que a pressão para que fosse extinta a escravidão já ameaçava a segurança da nação. Ingerências políticas e econômicas têm de ser vistas concomitantemente, não tendo sido fato isolado, muito menos por ser a Princesa uma senhora delicada e sensível. A extinção ocorreu e evitou uma guerra civil.
        Este não é o ponto. As comemorações pela libertação que passaram a ser realizadas anualmente no Brasil, foram também politizadas e oportunizadas pelos muitos aproveitadores, com exageros  de todos conhecidos.. De fato, se a Princesa Isabel evitou e abreviou o inevitável, não será razão para que seu nome seja execrado como os movimentos negros fazem, como se desejassem escondê-la da história e até apagar o seu nome da Lei que leva o seu nome em vez da do seu pai o pomposo “rei brasileiro” mais conhecido por “imperador brasileiro”.
        Não comungo com os movimentos nem a maneira de comemorar dos afros descendentes (se chamar negros, posso até ser processado, embora seja eu um descendente de negros africanos aqui aportados), em especial com essa mania de engrandecer o que não nos parece ser lá tão grande, como substituir no Panteão da Pátria a Senhora Isabel pela figura do Senhor Zumbi dos Palmares.
        Como historiador tenho encontrado sérias dificuldades para passar da Serra da Barriga na Serra dos Palmares em Alagoas e descobrir essa figura misteriosa ou o que possa provar, ao menos tenha existido.
        Zumbi dos Palmares é um mito, mera criação de algum historiador que supervalorizou ao inexistente, mas que infelizmente não se provou a sua existência. Por mais que alguém force a barra e torça a história, não nos parece ser acertado manter um mito como se fosse vivo, ensinar às crianças, dar-lhe vida, impossível por não se saber ao menos tenha existido. Talvez a culpa seja de alguns historiadores da linha dos da Escola dos Annales, que com alguns exageros forçaram nominar lendas e contos como se fossem expressões do inconsciente historiográfico.
       Poucos historiadores de verdade embarcaram nessa historia do Zumbi. Não conheço um só que afirme a sua existência. Zumbi nunca foi visto, vez que ele foi criação sustentada por outros negros para manter a luta. A Serra da Barriga e seu Quilombo não conheceram nenhum herói encantado, mas abrigaram miseráveis pretos pobres e cansados da perversidade da escravidão, da dor e do lamento que a insensibilidade do homem branco ajudou a infernizar cada vez mais.
      Mas não justifica esquecer a Princesa Isabel. Afinal foi ela quem assinou entre as pressões das forças poderosas que dominaram o Brasil. Expurgá-la, nos parece ato de inominável desafeição e insensibilidade,inclusive do ponto de vista da historiografia, enquanto Zumbi que não se provou ao menos tenha ele existido, reine soberano cantado e decantado pela massa de afros que nem ao menos possui um só documento capaz de dar vida embasar e dar  alento ao fantasma que as classes poderosas manobraram para aprisionar outros “zumbis” da história, amalgamá-los e mantê-los estanques, como se bastasse a manutenção de um mito para mantê-los afastados da verdadeira luta de emancipação que ainda se encontra longe de terminar.
        Apagar a Princesa sob os pés do mito Zumbi é inominável ignorância capaz de satisfazer alguns políticos que manobram a luta enquanto , na verdade, roubam “consciência negra”, negando-lhe empregos dignos, posições de mando, moradia digna, escolaridade e igualdade, que, para tanto contam com equivocadas lideranças negras que brigam por coisas de somenos, enquanto manobram os cordéis da ignorância na falsa luta de dar impressão aos negros de que sua consciência está sendo preservada. Não está. Muitos Domingos Jorge Velho estão com seus fuzis da falsidade e da  tolerância oferecendo samba, cachaça, esbórnia e carnaval enquanto a criminalidade se agiganta entre os negros  enganando- os  com terminologias proibidas e fobias criadas, aumentam-se as favelas, miseráveis mocambos, guetos,  palafitas e as penitenciárias se abarrotam de negros, os mesmos de sempre, os que cantam todos os anos, furtivamente os hinos e cânticos de enaltecimento do simples “mito”. São manobrados para enriquecer e ajudar polpudos bolsos dando um verniz de que a luta do negro se perfaz na comemoração falsa de um dia marcado como “dia da consciência negra”. Mas o pior é saber que são outros negros chegados ao poder cedente que madrastamente se prestam ao papel do feitor de ontem, do capitão –do- mato, ou seja, do caçador de negros fugitivos. E isto vai desde ministros e secretários que enchem os bolsos e nada fazem por nós até o mais breve secretário de quarteirão das metrópoles arrebanhando votos e negros para alimentar o estado de coisas em que vivemos.
      Sem luta não existe liberdade. E não será com um dia comemorado em novembro, todo vinte, por enquanto, que teremos a liberdade que teve início, sim, com a Princesa Isabel e não essa mentirinha para enganar as pessoas e que deram  nome e estátua nas praças chamado Zumbi.
     Propomos então que seja restabelecida a figura da Princesa e apagado o mito. Afinal, mito não existe, é mera criação capaz de  apagar os mais profundos sentimentos de verdade.
Max Brandão Cirne (8803-1829)

5 comentários:

  1. Concordo plenamente com seu artigo. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Concordo plenamente com seu artigo.

    ResponderExcluir
  3. Não entendo como uma pessoa que pediu como dote de casamento que seus criados pessoais fossem libertados e que acolhia fugitivos de senzalas em sua casa, correndo o risco de perder o trono, pode ser considerada elite branca escravista por esses novos historiadores. Alguém conhece essa carta?

    11 de agosto de 1889 - Paço Isabel

    Corte midi


    Caro Senhor Visconde de Santa Vitória,

    Fui informada por papai que me colocou a par da intenção e do envio dos fundos de seu Banco em forma de doação como indenização aos ex-escravos libertos em 13 de Maio do ano passado, e o sigilo que o Senhor pediu ao presidente do gabinete para não provocar maior reação violenta dos escravocratas. Deus nos proteja se os escravocratas e os militares saibam deste nosso negócio, pois seria o fim do atual governo e mesmo do Império e da Casa de Bragança no Brasil. Nosso amigo Nabuco, além dos Srs. Rebouças, Patrocínio e Dantas, poderão dar auxílio a partir do dia 20 de Novembro, quando as Câmaras se reunirem para a posse da nova Legislatura. Com o apoio dos novos deputados e os amigos fiéis de papai no Senado, será possível realizar as mudanças que sonho para o Brasil!

    Com os fundos doados pelo Senhor, teremos oportunidade de colocar estes ex-escravos, agora livres, em terras suas próprias, trabalhando na agricultura e na pecuária e delas tirando seus próprios proventos. Fiquei mais sentida ao saber por papai que esta doação significou mais de 2/3 da venda dos seus bens, o que demonstra o amor
    devotado do Senhor pelo Brasil. Deus proteja o Senhor e toda a sua família para sempre!

    Foi comovente a queda do Banco Mauá em 1878 e a forma honrada e proba, porém infeliz, que o Senhor e seu estimado sócio, o grande Visconde de Mauá, aceitaram a derrocada, segundo papai tecida pelos ingleses de forma desonesta e corrupta. A queda do Sr. Mauá significou uma grande derrota para o nosso Brasil!

    Mas não fiquemos mais no passado, pois o futuro nos será promissor, se os republicanos e escravocratas nos permitirem sonhar mais um pouco. Pois as mudanças que tenho em mente, como o senhor já sabe, vão além da liberação dos cativos. Quero agora me dedicar a libertar as mulheres dos grilhões do cativeiro doméstico, e isto será possível através do Sufrágio Feminino. Se a mulher pode reinar também pode votar! Agradeço vossa ajuda de todo o meu coração e que Deus o abençoe!

    Mando minhas saudações à Madame a Viscondessa de Santa Vitória e toda a família.

    Muito de coração,

    ISABEL

    ResponderExcluir